Exclusivo

A casa às costas

“No Paços, durante um exercício, o José Mota às tantas diz: 'Isto está uma mer**, olhem para o Dani, parece uma bailarina de salto alto'”

“No Paços, durante um exercício, o José Mota às tantas diz: 'Isto está uma mer**, olhem para o Dani, parece uma bailarina de salto alto'”
FERNANDO VELUDO / NFACTOS (EXCLU

Dani Soares é o caçula de 10 irmãos e aos 10 anos já andava a dar pontapés na bola no clube da terra, o Barrosas. Deu nas vistas e acabou por fazer a formação no FC Vizela, de onde só saiu aos 24 anos, para jogar no Paços de Ferreira, o clube da cidade onde hoje vive com a mulher e os dois filhos. Após a estreia tardia na I Liga, bateu asas e voou até à Roménia, onde viveu os melhores anos da carreira. Foi campeão, ganhou taças, jogou na Liga dos Campeões (ganhou à Roma de Totti) e recorda aqui algumas histórias desses tempos

Nasceu em Barrosas, Felgueiras. É filho e irmão de quem?
A minha mãe foi sempre doméstica. O meu pai, que faleceu com 82 anos, teve uma empresa de construção civil. Tenho nove irmãos, eu sou o mais novo. Somos oito homens e duas raparigas. Elas passaram mal [risos].

Como foi a sua infância?
Estava sempre na rua a jogar futebol. A minha mãe diz que às vezes era preciso irem buscar-me à uma ou duas da manhã, porque estava sempre a jogar na rua com os amigos.

Gostava da escola?
Gostava muito. Até ao 10.º ano era muito bom aluno. Depois, quando o futebol começou a ser mais profissional e já tinha uma noção que se calhar podia ser jogador profissional, passava mais tempo dentro do campo do que propriamente em casa a estudar. Ainda fiz o 11.º ano, mas depois passei a ter treinos bi-diários e já não dava mais para conciliar.

Em casa torciam porque clube?
Eu torcia pelo FC Porto. Os meus irmãos eram todos benfiquistas, eu era do contra [risos].

Quem eram os seus ídolos?
O Ronaldo "Fenómeno" e o Fernando Redondo.

Havia alguém na família no futebol?
Tinha um irmão que jogava, mas não profissionalmente. Ele podia ter sido profissional, mas não lhe compensava na altura.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: AAbreu@expresso.impresa.pt