Exclusivo

A casa às costas

“No FC Porto há frases em todo o lado sobre ganhar. Se vestes uma camisola vermelha, o segurança à porta diz: “Hoje vestiste-te às escuras”

“No FC Porto há frases em todo o lado sobre ganhar. Se vestes uma camisola vermelha, o segurança à porta diz: “Hoje vestiste-te às escuras”
Rui Oliveira

Francisco Ramos, 29 anos, assume-se varzinista, apesar dos 10 anos na formação do FC Porto, onde sonhou vingar na equipa principal. Foi campeão da II Liga pela equipa B dos dragões, mas acabou por ir assinar pelo V. Guimarães, onde apanhou um susto, ao ver os adeptos interromper um treino devido aos maus resultados da equipa. Seguiu-se época e meia no Santa Clara, onde diz ter sido feliz. Falaremos da passagem pelo Nacional da Madeira e da ida para o Radomiak da Polónia, onde sofreu uma lesão que o mantém afastado dos relvados há um ano

Nasceu na Póvoa de Varzim. Filho e irmão de quem?
O meu pai [Vitoriano Ramos] foi jogador de futebol, jogou no Varzim, no FC Porto, fez a vida toda como jogador e depois como treinador. Quando nasci, já tinha acabado a carreira ou estava a terminar, penso que já era treinador-adjunto do Varzim. Hoje continua ligado ao Varzim, é uma espécie de diretor. A minha mãe sempre foi esteticista. Tenho um irmão mais velho, com 30 anos, e uma irmã mais nova, com 24.

Era uma criança tranquila ou deu muitas dores de cabeça?
Era muito calminho, muito tranquilo.

Gostava da escola?
Sim. E aos 13 anos, quando saí do Varzim para o FC Porto, mudei de escola, e como ia com os meus colegas do FC Porto, passei a gostar ainda mais da escola, pela envolvência.

Sempre quis ser jogador ou passou por alguma fase em que quis ser outra coisa?
Só me lembro de querer ser jogador, por causa do meu irmão que já jogava e do meu pai que esteve sempre ligado ao futebol; o meu primo Neto também jogava, ou seja, tinha muita influência futebolística.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: AAbreu@expresso.impresa.pt