Perfil

Ténis

Juiz de linha no ténis: profissão em vias de extinção. Serão substituídos por sistema eletrónico a partir de 2025

O sistema eletrónico denominado Line Call System, que já foi utilizado durante a pandemia, entrará em vigor em 2025. ATP diz que a decisão foi tomada "com muita ponderação"

Lusa

SEBASTIEN BOZON

Partilhar

Os juízes de linha vão ser substituídos por um sistema eletrónico denominado Line Call System (ELC), para automatizar as decisões nos ‘courts’, a partir da temporada de 2025, anunciou esta sexta-feira a ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

Nos últimos anos, nomeadamente durante a pandemia de covid-19, o circuito utilizou o ELC Live, o ‘olho de falcão’ e os juízes no ‘court’, sendo que a implementação do novo sistema em todos os torneios do circuito irá “otimizar a precisão e consistência" em todas as superfícies, de acordo com a informação divulgada pelo organismo.

Para o presidente da ATP, este é um momento "crucial" para o ténis e uma decisão tomada "com muita ponderação".

"A tradição está no coração do ténis e os juízes de linha desempenham um papel importante no jogo há muitos anos. Dito isto, temos a responsabilidade de abraçar a inovação e as novas tecnologias", justificou Andrea Gaudenzi.

O dirigente acrescentou que o ténis “merece uma forma de arbitragem mais precisa”, pelo que se manifesta “muito satisfeito” pela mudança no circuito a partir de 2025.