Perfil

Portugal

António Silva e Gonçalo Ramos convocados, Moutinho e Renato Sanches fora: aqui está a lista dos 26 jogadores de Portugal para o Mundial

Convocatória com sete jogadores a atuar em Portugal. Nenhum deles no Sporting, o que acontece pela primeira vez em Mundiais. Convocados reunem-se para estágio esta segunda-feira. Partida para Doha está marcada para 18, um dia depois do jogo de preparação da seleção nacional com a Nigéria

Lídia Paralta Gomes

NurPhoto

Partilhar

A estreia de António Silva, Gonçalo Ramos de novo na lista e a permanência de Ricardo Horta. Pepe chamado. E a ausência de João Moutinho, de Renato Sanches e Gonçalo Guedes. Estes são os principais pontos da convocatória de Portugal para o Campeonato do Mundo.

A lista, apresentada esta quinta-feira na Cidade do Futebol por Fernando Santos, não traz enormes surpresas. A chamada de António Silva era esperada depois do início estonteante de época do jovem de 19 anos no Benfica. Pepe, a contas com uma lesão no joelho, entra nos convocados e, com 39 anos, será o mais veterano do grupo. Aqui residiam as únicas interrogações.

Na linha média, a dúvida estaria entre Matheus Nunes, João Moutinho e Renato Sanches. Caíram o veterano do Wolverhampton e o jogador do PSG, que pouco tem jogado este ano, também por problemas físicos. A questão do selecionador nacional, aqui, seria mais de fartura, no setor onde Portugal está mais bem apetrechado.

Na frente, Guedes ou Ramos. Uma das incertezas seria entre Gonçalos e Fernando Santos chamou o avançado do Benfica, que já esteve numa das listas da seleção A, mas ainda não conta com qualquer minuto pela equipa principal. Ricardo Horta volta a ser aposta depois de regressar à seleção este ano, alavancado pelo bom início de temporada no SC Braga.

Esta é a lista de Portugal para o Mundial 2022

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Patrício (AS Roma) e José Sá (Wolverhampton)

Defesas: João Cancelo (Man. City), Diogo Dalot (Man. United), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Man. City), Danilo Pereira (PSG), António Silva (Benfica), Nuno Mendes (PSG) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)

Médios: William Carvalho (Bétis), Rúben Neves (Wolverhampton), João Palhinha (Fulham), Bernardo Silva (Man. City), João Mário (Benfica), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Man. United), Otávio (FC Porto) e Matheus Nunes (Wolverhampton)

Avançados: Cristiano Ronaldo (Man. United), João Félix (At. Madrid), Rafael Leão (AC Milan), Gonçalo Ramos (Benfica), Ricardo Horta (SC Braga) e André Silva (RB Leipzig)

Entre os 26 chamados, há sete jogadores a atuar em Portugal. Três do FC Porto, três do Benfica e um do SC Braga. O Sporting, pela primeira vez em participações portuguesas em Mundiais, não tem qualquer jogador na lista. A Premier League dá nove jogadores à seleção nacional.

Os jogadores chamados esta quinta-feira por Fernando Santos vão reunir-se na segunda-feira e quinta-feira a seleção nacional fará o seu único encontro de preparação antes da partida para o Catar: será no dia 17, frente à Nigéria de José Peseiro, em Alvalade.

A viagem para Doha está marcada para o dia seguinte, a 18. Portugal, integrado no Grupo H, será uma das últimas seleções a estrear-se no Mundial: será a 24, frente ao Gana. No dia 28 a seleção nacional joga com o Uruguai e a 2 de dezembro com a Coreia do Sul, treinada por Paulo Bento.