Perfil

Portugal

Pepe dispensado da seleção “por motivos de ordem física”

Central do FC Porto, de 39 anos, ainda não tinha trabalhado com os restantes convocados de Fernando Santos, tendo feito apenas treinos no ginásio. A FPF não revela se será chamado algum jogador para substituir Pepe

Lusa

Gualter Fatia/Getty

Partilhar

Pepe foi dispensado da seleção portuguesa por “motivos de ordem física” e vai falhar os últimos encontros do Grupo A2 da Liga das Nações, com República Checa e Espanha, revelou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O defesa-central do FC Porto, de 39 anos, ainda não tinha participado nos trabalhos da equipa com vista aos dois encontros, agendados para os dias 24 e 27, diante de checos e espanhóis, em Praga e Braga, respetivamente, tendo ficado a realizar trabalho de recuperação no ginásio.

“O defesa-central foi avaliado pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e dispensado do estágio da Seleção por motivos de ordem física”, pode ler-se no curto comunicado do organismo, que não adiantou se o selecionador Fernando Santos irá convocar um substituto.

Pepe é o terceiro jogador a deixar os trabalhos da equipa das quinas, depois do avançado Rafa, do Benfica, que renunciou à seleção e nem chegou e treinar-se com o grupo, tendo sido rendido pelo estreante Gonçalo Ramos, e do lesionado Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund), substituído pelo também lateral-esquerdo Mário Rui (Nápoles).

Concluídas quatro jornadas da Liga das Nações, Portugal está no segundo posto do Grupo A2, com sete pontos, depois de ter superado a Suíça (4-0) e a República Checa (2-0), em Lisboa, empatado com a Espanha (1-1), em Sevilha, e perdido perante os helvéticos (1-0), em Genebra.

A Espanha é quem lidera a ‘poule’, com oito pontos, enquanto a República Checa é terceira, com quatro, e a Suíça última, com três.

Portugal, vencedor da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, ao bater na final os Países Baixos, precisa de vencer o agrupamento para chegar à ‘final four’ da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

Os quatro vencedores dos grupos da Liga A qualificam-se para a fase final, que inclui meias-finais, final e partida de atribuição do terceiro lugar. A ‘final four’ da terceira edição da prova será realizada em junho de 2023.