Joe Biden vai retomar tradição e atirar a primeira bola num jogo de basebol dos Washington Nationals
O presidente eleito dos EUA é um fã confesso da modalidade e impulsionará o regresso de uma tradição que Donald Trump interrompeu
09.11.2020 às 11h23

Drew Hallowell
Partilhar
Ao mesmo tempo que Joe Biden se dirigia ao povo americano num discurso de vitória, no sábado à noite, o clube de basebol Washington Nationals anunciava que o presidente acabado de eleger iria atirar simbolicamente a primeira bola no dia de abertura da época 2021. “Estamos entusiasmados por continuar uma tradição antiga com o presidente a atirar a primeira bola na capital da nossa nação,” disseram os responsáveis da equipa.
A ação de Biden significa o regresso de uma tradição interrompida por Donald Trump, que será assim apenas o segundo presidente dos EUA a não o fazer, juntamente com Jimmy Carter. O hábito foi iniciado por William Taft, em 1910.
Trump mostrou interesse em atirar a primeira bola num jogo no início deste ano quando anunciou que aceitava o convite dos New York Yankees. O clube ficou chocado porque não tinha enviado qualquer convite. Segundo o “New York Times”, Trump fez o anúncio depois de ver o epidemiologista Anthony Fauci a ser o centro das atenções por ter atirado a primeira bola.
Carl Lewis, 50 Cent ou Carly Rae Jepsen foram outras personalidades que se associaram ao ato simbólico ao longo dos últimos anos. O próprio Biden já o fez, embora não como presidente. Em abril de 2009, atirou a primeira bola na abertura da época dos Baltimore Orioles.