Ganhar está no caminho de perder
Partilhar
31.05.2021
Thomas Tuchel a beijar a taça que finalmente conquistou
Matthew Ashton - AMA
"Estou à espera de ser despedido."
Foi assim, de uma forma crua, ainda que irónica, que Abel Ferreira resumiu a carreira de um treinador. Este fim de semana, Alberto Valentim, treinador do Cuiabá, conseguiu a proeza - ou melhor, foram os dirigentes do clube a consegui-lo - de ser despedido logo na primeira jornada do Brasileirão, após empatar em casa com o Juventude. O despedimento tão precoce de um colega motivou o escárnio de Abel, ele próprio vítima de um começo negativo no novo Brasileirão, ao perder com o Flamengo.
Felizmente o treinador português não foi dispensado, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com Miguel Cardoso, a meio do playoff de manutenção do Rio Ave com o Arouca; ou com Thomas Tuchel, que chegou à final da Liga dos Campeões da época passada com o PSG, mas acabou por ver a equipa perder frente ao Bayern de Munique. E acabou por ser dispensado de Paris, mudando-se então para Londres, onde deu a volta a um Chelsea que até então vivia pouco feliz.
Por falar em falta de felicidade: alguém se lembra ainda do que conquistou o Liverpool de Jürgen Klopp em 2018/19, ou será que aquela Champions, e a Liga inglesa de 2019/20, já não servem para certificar a qualidade?
É que Pep Guardiola já há muito que é criticado por não vencer a Champions depois de sair de Barcelona, apesar de entretanto já ter conquistado Ligas e taças inglesas e alemãs - num total de 32 títulos (!). Esta época, chegou finalmente à final europeia, mas perdeu, e perdeu bem, com o Chelsea.
E, quando se perde bem, só uma coisa a fazer, como fez Guardiola: beijar a medalha de finalista, que custou a obter, e nunca esquecer que perder está no caminho de ganhar. E ganhar está sempre no caminho de perder.
O que se passou
Leia também
Barbara Schett: "Roland Garros é basicamente a sala de estar de Rafael Nadal. Diria que ninguém o vai bater"
Leia também
Um quarto lugar em 2020, um sexto em 2021, um grande João Almeida para sempre
Leia também
Miguel Oliveira acabou em 2.º no GP de Itália e fez melhor resultado do ano
Leia também
A tragédia do Rio Ave, a dignidade de Tarantini
Leia também
Morreu Jason Dupasquier, piloto suíço de Moto3. Tinha 19 anos
Leia também
Um vencedor justo e uma injusta Fraudiola prolongada
Leia também
"No primeiro treino do mister Klopp, no Liverpool, eu ia vomitando. Ele chegou à minha beira e disse que ia escrever isso no livro dele”
Leia também
"A maior frustração da minha carreira até agora foi não ter jogado mais no FC Porto"
Zona mista
"Saio porque o clube não me dá a confiança de que preciso."
- Zinédine Zidane, agora ex-treinador do Real Madrid, a explicar, numa carta aberta aos adeptos, por que razão decidiu abandonar o clube
O que aí vem
Segunda-feira, 31
🎾 Já começou Roland Garros, com jogos em catadupa na Eurosport, não só hoje mas até 13 de junho, dia da final.
⚽ Começam hoje os 1/4 final do Europeu sub-21, com a seleção de Rui Jorge a defrontar a Itália (20h, RTP1).
Terça-feira, 1
⚽ Começam os amigáveis de seleções, com destaque para o Polónia-Rússia (19h45, SportTV1).
Quarta-feira, 2
⚽ É dia de mais amigáveis de seleções, com destaque para os dois adversários de Portugal no Euro: Inglaterra defronta a Áustria e Alemanha defronta a Dinamarca, ambos às 20h, na SportTV.
Quinta-feira, 3
⚽ Foi você que pediu mais amigáveis sensabo... quer dizer, sensacionais, de seleções? Destaque para o Bélgica-Grécia (19h45, SportTV).
🏑 Há clássico entre FC Porto e Benfica, às 15h, n' A Bola TV.
Sexta-feira, 4
⚽ Logo à 1h da manhã, qualificação para o Mundial: Argentina-Chile. E, meia-hora depois, começa o Brasil-Equador. Já a seleção portuguesa disputa um amigável contra Espanha, às 18h30 (RTP1).
Sábado, 5
🏎️ O Mundial de fórmula 1 está de volta, com o GP Azerbaijão: a qualificação começa às 16h, na Eleven.
🤾🏻 Dérbi de decisões na Taça de andebol: Sporting-Benfica, 15h, RTP2. Às 17h30, a outra meia-final, entre Águas Santas e FC Porto.
Domingo, 6
🏎️ Definida a grelha de partida, arranca o GP Azerbaijão, às 16h, na Eleven.
⚽ Também às 16h, no Canal 11, decide-se o campeão do Campeonato de Portugal, com o troféu a ser disputado entre o vencedor da zona norte, o Trofense, e o vencedor da zona sul, o Estrela da Amadora - ambas as equipas sobem à II Liga na próxima época.
🤾🏻 Às 17h, na RTP2, final da Taça de andebol, entre os vencedores das meias-finais disputadas sábado.
Hoje deu-nos para isto

O Arouca derrotou o Rio Ave e subiu à I Liga
MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA
1 de junho é dia da criança, mas é também dia de uma marca história para o Rio Ave: há 24 anos, a equipa de Vila do Conde garantia a manutenção na Liga, numa das mais espetaculares recuperações do futebol português, já que chegou a ter 13 pontos de atraso para a linha de água.
A equipa de Carlos Brito (a época tinha começado com Henrique Calisto) aguentou-se na Liga 1996/97 (do tri do FC Porto), com 35 pontos, mais dois do que Espinho, União de Leiria e Gil Vicente, que desceram.
Infelizmente para a equipa de Vila do Conde, a Liga 2020/21fica marcada pela descida surpreendente de quem até começou a época na Liga Europa - e de um clube que tem primado pelas escolhas de treinadores nas últimas épocas: Carlos Carvalhal, Pedro Martins, Nuno Espírito Santo e... Miguel Cardoso, que teve uma primeira experiência fantástica no Rio Ave, em 2017/18, e agora uma para esquecer.
Vida de treinador.
Leia também
Miguel Cardoso: “Nunca mais me vou esquecer do Tarantini: 'Mister, eh pá, que desfrute. Jogámos tanto à bola, minha nossa senhora’”
Tenha uma boa semana e acompanhe a Tribuna diariamente no site, no semanário Expresso e no Twitter, no Facebook e no Instagram: @TribunaExpresso.