Perfil

Mundial 2022

Mundial 2022

Mundial 2022

Fintar a cegueira: como é que se vê futebol não vendo

Daqui a alguns dias, um pouco por todo mundo, milhões de pessoas vão estar sentadas em frente à televisão com um objetivo aparentemente simples: ver futebol. Mas na Europa, uma em cada trinta pessoas experienciam perda de visão. Quatro cegos portugueses contam como é ver um jogo quando não se consegue ver. A audiodescrição ajuda

Matilde Ortigão Delgado

Vicente Navarro Aparicio, o adepto do Valência cego com lugar eterno no Estádio de Mestalla

Partilhar

Quando vai ao estádio, Luís é dos que gostam de ficar perto do relvado e com o rádio ligado. Gosta dos cânticos à entrada, de vibrar com quem está ao lado. Gosta de saber de que cor é o equipamento com que a sua equipa vai jogar, e a do adversário também. Se os seus atacam de norte para sul ou de sul para norte. É mais um como os outros, embora seja diferente de quase todos.

Luís é cego.

A partir de domingo, um pouco por todo mundo, milhões de pessoas vão estar sentadas em frente à televisão com um objetivo aparentemente simples: ver futebol. Acompanhar o Mundial do Catar. Onze de cada lado, e uma bola pelo meio. O futebol é isto. Esta é a parte fácil. Para Luís, e para milhares como ele – na Europa uma em cada trinta pessoas experienciam perda de visão - o problema está nas outras três letras. Ver. Como é que um cego vê futebol?

Artigo Exclusivo para assinantes

No Expresso valorizamos o jornalismo livre e independente

Já é assinante?
Comprou o Expresso? Insira o código presente na Revista E para continuar a ler