Perfil

Modalidades

Novo feito, novo bilhete para Paris: Diogo Ribeiro fixa recorde nacional nos 100 metros livres e assegura outra qualificação para Jogos 2024

Um dia depois de ter batido o máximo português nos 50 metros livres, o adolescente do Benfica voltou a brilhar nos nacionais de natação, no Funchal. Com 48,01 segundos nas eliminatórias, o jovem de 18 anos bateu o seu próprio registo, obtido no ano passado, e garantiu nova qualificação olímpica

Expresso

NUNO BOTELHO

Partilhar

Os nacionais de natação, que decorrem no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal até 2 de abril, estão a ter Diogo Ribeiro como figura principal. Um dia depois de o jovem de 18 anos ter batido o recorde nacional dos 50 metros livres, tornado-se no primeiro atleta nacional a assegurar qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024, o nadador do Benfica repetiu a dose, mas no dobro da distância.

Nas eliminatórias dos 100 metros livres, Diogo Ribeiro concluiu a prova em 48,01 segundos, novo máximo nacional e marca que lhe permitirá estar, também, nesta prova nos Jogos de Paris. O adolescente melhora o seu próprio registo, de 48,52 segundos, cravado no Europeu de Roma, em 2022. No ano passado, na capital italiana, Diogo Ribeiro saltou definitivamente para a ribalta ao ganhar uma medalha de bronze, mas nos 50 metros mariposa. O atleta de Coimbra ainda volta a nadar a distância esta sexta-feira, na final.

Diogo Ribeiro, que ainda nadará nos 100 metros mariposa nos nacionais, já tem dois bilhetes assegurados para Paris 2024, que decorrerá de 26 de julho a 11 de agosto. Olhando a Tóquio 2020, o registo logrado pelo jovem nos 100 metros livres permitir-lhe-ia estar na final. Olhando para essa corrida de atribuição de medalhas, os 48,01 segundos de Diogo Ribeiro valeriam para ser sétimo, à frente de um tal David Popovici, que fez 48,04 segundos. Entretanto, o prodígio romeno, de setembro de 2004 — o português é de outubro —, já nadou os 100 metros livres em 46,86 segundos, atual recorde mundial.

Depois de ter atingido a melhor marca nacional nos 50 metros livres, Diogo Ribeiro disse estar “em grande forma”, com “boas sensações na água”. Tendo os Mundiais do Japão, de 14 a 30 de julho, como grande horizonte próximo, o português está feliz por “já ter despachados os mínimos” para Paris e garante ser um “sentimento único” ter-se tornado no primeiro atleta nacional a garantir presença nos Jogos de 2024.