Perfil

Modalidades

Neemias Queta é um All-Star: português foi escolhido como um dos melhores da liga de desenvolvimento da NBA

O português com contrato nos Sacramento Kings, da NBA, que joga habitualmente nos Stockton Kings da G-League, foi selecionado para participar na partida que junta os melhores jogadores desse campeonato - que decorrerá no mesmo fim de semana e local reservados para o tradicional All-Star game da NBA

Lusa

Ethan Miller/Getty

Partilhar

O poste português Neemias Queta foi escolhido para o All-Star Game da G League da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), fruto das boas exibições nos Stockton Kings, foi anunciado na terça-feira.

Entitulado NBA G League Next Up Game, o jogo entre alguns dos melhores jogadores da liga de desenvolvimento vai acontecer em 19 de fevereiro, em Utah, num dos eventos do fim de semana do All-Star Game da NBA.

Segundo jogador com mais desarmes de lançamento da G League, com 2,2 por jogo, Neemias tem ainda médias de 16,5 pontos, 8,4 ressaltos e 2,6 assistências em 13 jogos pela equipa secundária dos Sacramento Kings.

O português é um dos 24 jogadores que integram o plantel do NBA G League Next Up Game, com os capitães Luka Garza (Iowa Wolves) e Scoot Henderson (G League Ignite) a escolherem as equipas em 14 de fevereiro.

O português, que na formação passou por Barreirense e Benfica, renovou com os Kings para 2022/23, voltando a assinar um contrato de duas vias, que lhe permite atuar na equipa principal e igualmente na secundária, os Stockton Kings, da G League.

O poste, de 22 anos e 2,13 metros, foi o primeiro português a integrar uma equipa da NBA, depois de ter sido eleito pelos Sacramento Kings no 39.º lugar do ‘draft’ de 2021, realizado em 29 de julho, em Nova Iorque.

Na época de ‘rookie’ (2021/22), Neemias cumpriu 15 jogos pelos Kings, nos quais somou 45 pontos (média de 3,0), 31 ressaltos (2,1), oito desarmes de lançamento (0,5) e seis assistências (0,4), em 119.34 minutos (8.0).

Em 2022/23, o internacional luso soma apenas 12 pontos, nove ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento em 25 minutos, divididos por quatro jogos, pelos Sacramento Kings, terceiros na Conferência Oeste da NBA (30 vitórias e 23 derrotas).