Perfil

Modalidades

NFL. Damar Hamlin surpreende na recuperação: uma semana depois da paragem cardíaca foi transferido para hospital mais próximo de casa

O jogador dos Buffalo Bills, da NFL, Damar Hamlin protagonizou um momento assustador para todos os que o viram em paragem respiratória no campo, mas é também o protagonista de uma recuperação muito positiva que tem surpreendido os médicos. Os sinais de melhoria fizeram com que pudesse ser transferido para um hospital em Buffalo

Rita Meireles

Icon Sportswire

Partilhar

A rápida recuperação de Damar Hamlin, o jogador da NFL que sofreu uma paragem cardíaca durante o jogo entre os Buffalo Bills e os Cincinnati Bengals há uma semana, não parou de surpreender os médicos ao longo dos últimos dias. De tal forma que o jogador conseguiu agora ser transferido do hospital onde se encontrava, em Cincinnati, para um hospital na cidade onde joga - é em Buffalo que vai continuar a sua recuperação.

"Ele está atualmente listado como estável e continua a fazer progressos significativos na sua recuperação", lê-se numa declaração do hospital. "O objetivo da transferência para Buffalo é aproximá-lo de casa para fazer mais avaliações, recuperação e eventualmente alta e reabilitação".

Hamlin começou a andar com assistência na passada sexta-feira, depois de lhe ter sido retirado o tubo respiratório durante a noite. Por precaução, os médicos decidiram mantê-lo nos cuidados intensivos, mas no início desta semana já cumpria todos os critérios para que fosse transferido em segurança.

"Grato pelos fantásticos cuidados que recebi no UCMC", lê-se no Twitter do jogador. "Feliz por estar de volta a Buffalo. Os médicos e enfermeiros do Buffalo General já me fizeram sentir em casa".

A partir daqui, Hamlin vai continuar a fazer exames para que se consiga perceber o que realmente se passou para sofrer uma paragem cardíaca em pleno jogo e, consequentemente, tratar qualquer patologia que os médicos encontrem. Segundo um dos médicos que acompanhou o jogador até aqui, Timothy Pritts, nestas situações a recuperação pode levar semanas ou meses, mas neste caso “ele tem estado um passo à frente em todas as fases” do tratamento.

"Ele ainda tem um caminho a percorrer em termos da recuperação em curso", disse William Knight, outro dos médicos, à ESPN. "Estamos muito entusiasmados com a sua situação atual. Ele está de pé, anda por aí, tem um incrível e genuíno sentido de humor".

Nos últimos dias também a restante equipa dos Bills regressou aos jogos. O primeiro encontro terminou com uma vitória contra os New England Patriots. A partida ficou marcada pelo apoio a Hamlin e pela primeira jogada da partida, que não só fez os Bills pontuar, como fez com que jogador tivesse acionado todos os alarmes na unidade de cuidados intensivos com o entusiasmo dos festejos. “Mas ele estava bem”, asseguraram os médicos.