Perfil

Modalidades

Judo. Catarina Costa medalha de bronze no Masters, em Jerusalém

No seu último e derradeiro combate, a vice-campeã europeia enfrentou a mongol Narantsetseg Ganbaatar, pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final, conquistando o bronze

Lusa e Expresso

Catarina Costa durante os Europeus de 2022, onde se sagrou vice-campeã na categoria de -48kg

Nikola Krstic/MB Media

Partilhar

A portuguesa Catarina Costa conquistou esta terça-feira a medalha de bronze na categoria de -48kg do Masters de judo, em Jerusalém, competição na qual Joana Diogo e Rodrigo Lopes foram afastados na primeira ronda.

O Masters é uma competição anual que junta os melhores de cada categoria, sem limites de vagas por nacionalidade, e uma das provas que dá mais pontos para o ranking mundial. Apenas os Jogos Olímpicos e os Campeonatos do Mundo valem mais.

Catarina Costa, vice-campeã europeia, bateu na primeira ronda a francesa Blandine Pont, num combate equilibrado, decidido em período de ‘ponto de ouro’ após acumulação de ‘shidos’ da gaulesa.

Depois de se impor à espanhola Laura Martinez Abelenda, a portuguesa venceu a norte-americana Maria Celia Laborde nos quartos-de-final, pontuando ‘ippon’ a 24 segundos do fim do tempo regulamentar.

No combate de acesso à final, a judoca lusa encontrou a francesa Shirine Boukli, a campeã continental que a derrotou na final dos Europeus, e perdeu no período de ‘golden score’, somando o terceiro ‘shido’ e ser afastada da luta pelo ouro.

No seu último e derradeiro combate, Catarina Costa enfrentou a mongol Narantsetseg Ganbaatar, pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final. Com este resultado, Catarina Costa conquista a medalha de bronze.

Joana Diogo, na categoria de -52 kg, e Rodrigo Lopes, em -60 kg, não conseguiram superar os seus primeiros adversários, a norte-americana Katelyn Jarrell e o turco Salih Yildiz, respetivamente.

Além dos judocas que esta terça-feira entraram em competição, Portugal está representado no Masters, em Jerusalém, que terminam na quinta-feira, por Patrícia Sampaio (-78kg) e Rochele Nunes (+78kg).