Perfil

Modalidades

José Ramalho e Fernando Pimenta campeões do mundo em maratonas K2

Os canoístas conquistaram a sétima medalha para Portugal nos Mundiais de maratonas, que terminaram em Ponte de Lima

Lusa

NUNO BOTELHO

Partilhar

Os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta sagraram-se campeões do mundo de K2 maratonas, no sétimo pódio português no evento que terminou em Ponte de Lima.

Na sua primeira competição internacional em K2 – juntos, fizeram somente a seletiva nacional para esta prova -, Ramalho, vice-campeão do mundo em K1, e Pimenta, ouro na short race, atacaram na última rondagem e foram os mais fortes no final dos 29.800 metros de percurso no Rio Lima. A dupla impôs-se em 1:58.04, seguida dos espanhóis Miguel Llorens e Alberto Plaza e dos noruegueses Eivind Vold e Amund Vold.

No final da prova, a dupla lusa, brindada por muitos milhares de pessoas, mergulhou para água, onde acabou por receber uma bandeira de Portugal de um mergulhador improvisado, que se juntou à festa.

Nos Mundiais de maratonas, que juntaram em Ponte de Lima 890 atletas, de 36 países, Portugal conquistou sete medalhas. Esta junta-se aos ouro de Fernando Pimenta na short race e da júnior Beatriz Fernandes em C1 na distância Longa. A jovem foi igualmente bronze na short race, aberta a todos os escalões etários. José Ramalho foi prata em K1 e os juniores Ana Pereira e Joel Pereira foram bronze em juniores.

Os Mundiais de maratonas juntam em Ponte de Lima 890 canoístas, oriundos de 36 países.