Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Judocas portugueses conquistam oito medalhas no Taça da Europa de seniores

A competição termina este domingo e conta com 135 judocas (80 masculinos e 55 femininos), dos quais 26 portugueses

Lusa

David Finch/Getty

Partilhar

Portugal conquistou no sábado oito medalhas no primeiro dia da Taça Europa de seniores de judo, que decorre no em Cernache, Coimbra, e junta atletas de 22 países.

Na categoria -60 Kg, Francisco Mendes conquistou a medalha de ouro, derrotando na final o chinês Wenzhi Liu, em 56 segundos, por ‘ippon’.

Antes, o judoca português venceu o chinês Xin Fu, por ‘wazari’, após 33 segundos de ‘golden score’, e derrotou o ucraniano Kyryl Samotug, por ‘ippon’, após cerca de dois minutos de combate.

Na categoria -63 kg, Bárbara Timo conquistou a medalha de prata, após perder na final frente à chinesa Jing Tang, por ‘ippon’.

A judoca lusa começou por ultrapassar Han Liu, após acumulação de ‘shidos’ da chinesa e chegou à final após mais dois triunfos, ambos em ‘golden score’, primeiro sobre a dinamarquesa Helene Christensen, por ‘ippon’, e depois perante a polaca Karolina Talach-Gast, por ‘wazari’.

Thelmo Gomes (-73 kg) também conquistou a prata, depois de ser derrotado na final pelo espanhol Javier Pena Insausti.

No percurso até à final, Thelmo Gomes venceu por ‘ippon’ o francês Jovick Tchakala, vencendo antes os portugueses Otari Kvantidze, por ‘ippon’, e Saba Danelia, por ‘wazari’.

As cinco medalhas de bronze foram conquistadas por Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Kainan Pires (-66 kg), Miguel Gago (-66 kg) e João Crisóstomo (-73 kg).

A competição, que decorre até este domingo, conta com 135 judocas (80 masculinos e 55 femininos), dos quais 26 portugueses.