Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Neemias Queta disputará pré-qualificação para o Europeu com a seleção portuguesa

À margem da inauguração de um campo de basquetebol em sua homenagem, no Bairro da Assunção, em Cascais, o jogador disse que "vai estar presente" nos dois encontros de pré-qualificação para o campeonato da Europa 2025 que se realizarão no final de agosto

Lusa

Katelyn Mulcahy

Partilhar

Neemias Queta, o primeiro português a atuar na NBA, afirmou que disputará a pré-qualificação para o campeonato da Europa 2025 com a seleção portuguesa.

“É sempre um objetivo jogar pela seleção. Infelizmente, não foi possível representar ainda Portugal, devido ao compromisso com a equipa [Sacramento Kings]. Fui jogar a Summer League, mas sinto que temos oportunidade de fazer a pré-qualificação para o EuroBasket. Vou estar presente”, assegurou o poste, à margem da inauguração de um campo de basquetebol 3x3 em sua homenagem, no Bairro da Assunção, em Cascais.

Neemias Queta tinha integrado a pré-convocatória para os derradeiros jogos da equipa orientada pelo selecionador Mário Gomes na pré-qualificação para o Mundial 2023, que se realizaram em junho. No entanto, acabou por não constar da lista final para jogar pela equipa de Sacramento na Liga de verão da NBA.

Agora, Queta espera poder dar o seu contributo nos duelos com a Roménia, em 25 de agosto, e com o Chipre, três dias depois, na primeira janela da segunda ronda da pré-qualificação. O primeiro disputa-se em solo romeno e o segundo em Odivelas.

Depois da época de estreia no principal campeonato de basquetebol do mundo, Queta espera “continuar a evoluir” na segunda temporada, na qual os Sacramento Kings têm várias mudanças, a começar pelo técnico, Mike Brown.

“O treinador tem sido muito incentivador para mim e todos os jovens da equipa. Sei que temos muitos jogos na época e que vai chegar a altura em que vou poder demonstrar o meu valor. Tenho um contrato de ‘duas vias’ e, portanto, dá para poder fazer jogos na J-League. Quando a oportunidade chegar, sei que vou estar pronto”, expressou.

As alterações nos Kings levam Neemias Queta a acreditar numa qualificação para os play-offs da NBA, um objetivo que não foi conseguido na última temporada, mas nota o grupo “confiante e rejuvenescido para poder alcançar esse tipo de objetivo” agora. Queta, de 23 anos e com 2,13 metros, não esconde o objetivo e ambição de poder vir a conquistar o campeonato da NBA, mas lembrou que ainda tem “muito por descobrir”: “Tenho estado a trabalhar para que a equipa consiga trazer troféus para Sacramento”, assegurou.