Liga dos Campeões

Benfica só na Liga Europa, FC Porto bem encaminhado e SC Braga ainda sonha: as contas das equipas portuguesas na Champions

Benfica só na Liga Europa, FC Porto bem encaminhado e SC Braga ainda sonha: as contas das equipas portuguesas na Champions
Juan Manuel Serrano Arce

À falta de duas jornadas para o final da fase de grupos da Liga dos Campeões, estas são as hipóteses das equipas portuguesas em prova

A 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões sentenciou as hipóteses do Benfica, que depois da derrota em San Sebastián por 3-1 apenas pode sonhar com a Liga Europa, deixou o FC Porto mais perto da fase seguinte, após triunfo (2-0) em casa frente ao Antuérpia e manteve o SC Braga com hipóteses de uma histórica passagem aos oitavos de final, apesar da derrota no Santiago Bernabéu frente ao Real Madrid, por 3-0.

Os próximos dois jogos tudo definirão e as contas para os diversos cenários são estas, em jogos que se realizarão a 28 e 29 de novembro e 12 e 13 de dezembro.

Gualter Fatia

Benfica

O golo de penálti de Lautaro Martínez já nos últimos 10 minutos de jogo em Salzburgo já garantiu um lugar nos oitavos de final da Champions ao Inter e facilitou ligeiramente a complicada vida do Benfica na luta pelo 3.º lugar do Grupo D e respetiva passagem para a Liga Europa.

Na próxima jornada, os encarnados recebem o Inter e o Salzburgo visita a Real Sociedad e, para continuar a sonhar, a equipa de Roger Schmidt deve, pelo menos, fazer o mesmo resultado que os austríacos. Só desta forma o 3.º lugar continuará em aberto na última jornada. Caso Salzburgo e Benfica cheguem à última jornada com os mesmos pontos, o Benfica está obrigado a ganhar na Áustria por três golos de diferença.

Caso o Benfica faça mais pontos que o Salzburgo na próxima jornada, a vitória será sempre necessária no último jogo, mas a diferença de golos torna-se irrelevante.

Selim Sudheimer

FC Porto

É a equipa portuguesa que tem o caminho mais luminoso na Champions e hipóteses muito significativas de chegar à fase seguinte. Antes de tudo, a vitória de terça-feira, no Dragão, frente ao Antuérpia garantiu desde já a continuidade na Europa, já que a equipa de Sérgio Conceição será, no mínimo, 3.ª no Grupo H.

Um lugar nos oitavos de final até pode ficar já definido na próxima jornada, mas será necessário uma conjugação de resultados entre o Barcelona - FC Porto e o Shakhtar Donetsk - Antuérpia. Assim, se o FC Porto fizer mais pontos que os ucranianos na próxima jornada, já está na próxima fase. Se fizerem os mesmos pontos, bastará ao FC Porto um empate no duelo com o Shakhtar na última jornada. Se o FC Porto perder em Barcelona e o Shakhtar ultrapassar os belgas, as duas pessoas chegarão empatadas com 9 pontos ao derradeiro jogo e continuará a bastar um empate aos dragões, que bateram a equipa ucraniana na 1.ª volta.

Maja Hitij/Getty

SC Braga

A derrota no Santiago Bernabéu não deitou por terra as hipóteses dos minhotos ainda agarrarem um lugar na fase a eliminar da Champions, embora as contas sejam complicadas. Passar aos oitavos pressupõe, sempre, vencer no Diego Armando Maradona, em Nápoles, na última jornada, mas até isso pode não chegar. Para chegar a Itália ainda com hipóteses, os bracarenses têm de fazer mais pontos na próxima jornada, em que recebem o Union Berlin, que o Nápoles frente ao Real Madrid.

Já a Liga Europa está à distância de uma vitória na próxima jornada frente aos alemães. Em caso de empate, os berlinenses terão de vencer o Real Madrid para chegarem ao 3.º lugar e esperar por uma derrota do SC Braga em Nápoles. Se o SC Braga perder na próxima jornada, as contas complicam mesmo para a Liga Europa, tornando obrigatório, pelo menos, pontuar em Nápoles.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt