O FC Porto e o Benfica vão defrontar Inter de Milão e Club Brugge nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os jogos vão ser disputados a 15/22 de fevereiro e 7/14 de março. O sorteio teve lugar esta manhã, em Nyon, na Suíça.
Se o passado recente dos belgas está presente na lembrança, pois esteve inserido no grupo do FC Porto (as equipas trocaram uma com a outra goleadas forasteiras), convém lembrar que o Internazionale de Simone inzaghi terminou na segunda posição do Grupo C, atrás de Bayern Munique e à frente do Barcelona. Os italianos fizeram 10 pontos, depois de três vitórias e um empate nas seis jornadas do Grupo C, onde marcaram 10 golos e sofreram sete. Uma das curiosidades é Sérgio Conceição, treinador do Porto, ter jogado no clube italiano no início do século, após passagens por Parma e Lazio.
Os dragões vão defrontar os italianos pela terceira vez nesta competição, repetindo o que aconteceu em 2004/05 e 2005/06. No primeiro encontro, a contar para os oitavos, os portugueses foram eliminados depois de um empate caseiro (1-1) e de uma derrota no Giuseppe Meazza, por 1-3, com um hat-trick de Adriano, o poderoso avançado brasileiro. José Couceiro era o treinador dos portugueses na altura.
Na época seguinte, no Grupo H, os portistas, então treinados por Co Adriaanse, bateram o Inter, por 2-0, no Estádio do Dragão, com golos de Materazzi na própria e Benni McCarthy. Na segunda volta, apesar daquele mítico e eterno golaço de Hugo Almeida, os nerazzurri deram a volta, com golos de Julio Cruz. Luís Figo, então nos italianos, foi titular em ambos os jogos. A equipa portuguesa, a dois pontos da classificação para os oitavos, acabou no último lugar do Grupo H, atrás de Inter, Rangers e Artmedia Bratislava
Quanto a Benfica e Club Brugge, nunca se defrontaram nas competições europeias. Em agosto de 1986, portugueses e belgas defrontaram-se no Torneio Internacional de Lisboa, em Alvalade. O jogo, apitado por Carlos Valente, terminou 3-0 para os que se fardam de encarnado.
As reações e a caminhada
Vítor Baía, ex-guarda-redes e atualmente na adminstração da SAD do FC Porto, entende que tudo é possível. “Vai ser extraordinário. San Siro e o Estádio do Dragão cheios, com uma atmosfera incrível. Acho que vão ser dois jogos de grande, grande nível, de grande qualidade", apostou.
E continuou: “Vamos ver se somos nós os contemplados com aquilo que é o nosso objetivo, que é passar aos quartos de final. A nossa ambição continua intacta, de fazermos o melhor possível. A eliminar tudo pode acontecer. Acreditamos que podemos fazer algo muito interessante nesta Liga dos Campeões. Somos ambiciosos, temos história, estamos habituados a estar nestas lides e nestes momentos desta grande competição. Por isso é acreditar, acreditar porque sentimos que é possível”.
Já Simão Sabrosa, em representação do Benfica, reconheceu que há alguma dúvida quanto ao que vai acontecer depois do Campeonato do Mundo. “O Club Brugge tem uma grande equipa, estiveram muito bem na fase de grupos. Temos respeito, claro”, começou por dizer. “Não sei o que vai acontecer em fevereiro porque temos um Mundial. Depois disso, esperamos que os jogadores voltem e recomecem a trabalhar juntos, não só em termos físicos mas de confiança, focando no campeonato e na Liga dos Campeões. Não sei o que vai acontecer. Creio que o Benfica vai fazer um bom trabalho e um bom jogo.”
Os dois clubes portugueses, ambos cabeças de série neste sorteio (e por isso ganham o direito a jogar a segunda mão em casa), teriam sempre pela frente uma destas equipas: Club Brugge, Inter, Eintracht Frankfurt, AC Milan, Leipzig, Borussia Dortmund e PSG, sendo que FC Porto não poderia voltar a jogar com o Club Brugge e o Benfica com o PSG.
Ou seja, as equipas que ocupam os dois primeiros lugares do campeonato português evitariam sempre clubes como Nápoles, Bayern, Tottenham, Chelsea, Real Madrid e Manchester City. Foram as mãos de Hamit Altintop – um ex-futebolista de 39 anos com passagens por Galatasaray, Real Madrid, Bayern Munique e Schalke 04 – que resolveram o fado da prova mais especial do futebol europeu.
O FC Porto até começou a fase de grupos com duas derrotas, mas depois assinou uma recuperação espectacular, conquistando quatro vitórias consecutivas diante de Bayer Leverkusen, Club Brugge e Atlético Madrid.
Já no caso dos rivais de Lisboa, o golo de João Mário em Israel, que ditou o 6-1 para os lisboetas contra o Maccabi Haifa, garantiu o surpreendente primeiro lugar num grupo com PSG e Juventus. O Benfica alcançou a fase de grupos da Liga dos Campeões depois de superar Midtjylland e Dynamo Kiev na terceira pré-eliminatória e no play-off que a antecedeu.
A final do torneio é jogada em Istambul, na Turquia, a 10 de Junho de 2023.
O sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões
Leipzig-Manchester City
Club Brugge-Benfica
Liverpool-Real Madrid
AC Milan-Tottenham
Eintracht Frankfurt-Nápoles
Borussia Dortmund-Chelsea
Inter-FC Porto
PSG-Bayern