Atualização: Para conferir as contas do título para a última jornada, clique aqui.
Algures entre este fim de semana e o próximo, vamos saber quem será o campeão nacional. Será o 38.º do Benfica ou o título número 31 do FC Porto? Para os encarnados, o primeiro verdadeiro match point chega já este fim de semana e as contas fazem-se numa linha: caso vença o Sporting em Alvalade, o Benfica é campeão. Mas a equipa de Roger Schmidt até pode chegar ao campo do rival de Lisboa já com o título garantido, caso o FC Porto perca em Famalicão na véspera.
Este é o cenário mais simples, sem curvas ou contra curvas. Mas elas existem. Há vários caminhos para o Benfica, que começa a 33.ª jornada com 4 pontos de vantagem, chegar ao título. E também para o perder para a equipa de Sérgio Conceição, com quem está em igualdade no confronto direto: o Benfica ganhou no Dragão por 1-0 e o FC Porto na Luz por 2-1, mas os golos marcados fora deixaram de ser critério de desempate nesta época. Caso as duas equipas terminem empatadas em pontos no final do campeonato, o que ainda é possível, o primeiro critério de desempate será a diferença de golos.
Mas vamos a contas.
O Benfica é campeão se:
- Vencer o Sporting este domingo ou o Santa Clara na última jornada, seja qual for o resultado em Alvalade;
- Empatar com Sporting e Santa Clara e o FC Porto vencer os dois jogos que restam mas não conseguir recuperar a desvantagem que tem na diferença de golos, que agora está nos 13 golos;
- Empatar com o Sporting caso o FC Porto tenha empatado com o Famalicão;
- O FC Porto perder com o Famalicão no sábado ou com o Vitória na última jornada;
O FC Porto é campeão se:
- Vencer o Famalicão e o Vitória e o Benfica perder um dos jogos e empatar outro;
- Vencer o Famalicão e o Vitória, o Benfica empatar os dois jogos e o FC Porto dar a volta à desvantagem na diferença de golos;
- Nos dois jogos conseguir uma vitória e um empate, recuperar a desvantagem na diferença de golos e o Benfica perder os dois jogos
SC Braga ainda pode ser 2.º. Ou 4.º
PATRICIA DE MELO MOREIRA/Getty
Champions e 3.º e 4.º lugar
O Benfica já não vai sair de um dos lugares de acesso direto à Champions aconteça o que acontecer, já que, no pior dos cenários, será 2.º no campeonato. Já o FC Porto ainda pode perder o 2.º lugar para o SC Braga e descer para 3.º, que obrigaria os dragões a jogarem as pré-eliminatórias da prova europeia.
Mas, para tal, o SC Braga teria de ganhar os dois jogos que lhe resta e esperar que o FC Porto perdesse nas últimas duas jornadas. Assim, basta um empate ao FC Porto para garantir que é, pelo menos, 2.º classificado.
O que também ainda está em jogo é o 4.º lugar, já que o SC Braga tem 74 pontos e o Sporting 70. Se os leões vencerem os dois jogos, os minhotos têm de ganhar pelo menos um dos dois jogos que lhes faltam para garantirem a entrada na pré-eliminatória da Champions. Se o Sporting bater Benfica e Vizela e o SC Braga empatar os dois jogos, há empate de 76 pontos e são os leões que ficam no 3.º lugar, já que têm vantagem no confronto direto.
Europa
Com o Chaves (46 pontos) a já ter anunciado que não se inscreveu para disputar as competições europeias na próxima temporada, o Vitória, 5.º com 50 pontos, já garantiu esse lugar europeu. O Arouca é a equipa mais bem colocada para agarrar o derradeiro lugar europeu: é 6.º com 48 pontos e precisa apenas de um ponto para evitar ser ultrapassado pelo Famalicão (8.º com 43).
Descida
Aqui já não há contas a fazer. A vitória do Marítimo na sexta-feira condenou Paços de Ferreira e Santa Clara, que na próxima época vão jogar na II Liga. O Estrela da Amadora será o mais provável adversário dos madeirenses na derradeira oportunidade de ficar na I Liga, depois do Farense vencer o Benfica B na sexta-feira e ficar a apenas um ponto de garantir a subida de forma direta.