O futebol de formação é um laboratório sensível. Existem muitos mundos, raízes, contextos, educações, motivações e 1001 maneiras de abordar o jogo e aquele desporto. É uma escola que, muitas vezes sem ser necessário alguém verbalizar, ensina (ou deve ensinar) muitas coisas: valores e princípios, a importância de cumprir horários e regras, não descurando a diversão; instrui a estar em grupo e a ter um objetivo comum; estimula a amizade; explica-nos o significado das palavras “compromisso” e “responsabilidade”; tenta promover a solidariedade entre colegas e respeito para com rivais, treinadores e árbitros.
Depois há o lado perverso. As expectativas. A pressão que vem de casa. Os gritos que chegam da bancada. Os insultos. A frustração. O tio que pergunta quanto ganharam, quantos marcou e deixa no ar a promessa de uma recompensa futura se fizer três golos. Os treinadores com fome de subir degraus na escadaria rumo aos escalões com atletas com mais pêlos na cara. O estatuto. Os clubes que sonham desenhar ali, naqueles minicampos, os craques do futuro. Os números. O resultado. O ego. As publicações gabarolas nas redes sociais. O tornar-se demasiado sério demasiado cedo. O prazer que começa a cheirar a ilusão. Misturado com o parágrafo acima, o limbo parece de facto uma preparação implacável para a vida adulta. Mas será esse o cenário ideal no desporto de tenra idade?
Hugo Leal, o diretor para o futebol de formação do Estoril Praia, acha que não. O clube do concelho de Cascais comunicou há sensivelmente duas semanas que passou apenas a publicar os resultados das equipas enquadradas no “rendimento”. Ou seja, iniciados A, juvenis, juniores e sub-23, no futebol masculino e feminino. Os resultados dos outros escalões desapareceram do site e das publicações nas redes sociais. Se for observada uma goleada de dois dígitos nos escalões de “rendimento”, o clube dirá apenas “vitória” ou “derrota”.

“Temos vindo a tomar algumas iniciativas que visam mudar um bocadinho o que é o futebol de formação”, começa por dizer ao Expresso Hugo Leal, de 38 anos. “Toda a gente predica que o futebol de formação deve ser educativo e pedagógico, mas na realidade não é. As pessoas que têm responsabilidade deixam-se sempre ir na corrente de um processo resultadista, influenciado pelas necessidades do clube e da imagem de vencer, e também pelas exigências dos pais ou objetivos pessoais de treinadores.”
Filipe Mendonça, o responsável pela comunicação do clube, explica o timing do anúncio: “Não íamos comunicar a decisão, mas surgiram dúvidas. Os pais perguntavam, por exemplo, por que razão dizia ‘vitória’ quando o resultado tinha sido 23-0. Primeiro, quisemos esclarecer. Depois, chamar outros à partilha destes valores. Gostávamos que outros clubes viessem connosco neste caminho.”
Hugo Leal aproveita a deixa. “Em Salamanca, para miúdos nascidos em 2010, já têm calendário, jogos, relatos dos jogos, classificação dos melhores marcadores. Têm tudo organizado. Ah! Têm avaliação de jogadores, valem X de acordo com a estatística. Dá medo.”
Hugo Leal foi um dos mais jovens de sempre a estrear-se com a camisola do Benfica. Tinha 16 anos. Quando pendurou as botas, perguntavam-lhe se tinha passado ao lado de uma grande carreira, apesar de ter jogado no Benfica, Atlético Madrid, PSG e FC Porto. O que o antigo médio lamentaria, dizia então, teria sido “passar ao lado de uma grande vida”. Talvez por isso tenha esta visão que agora procura cultivar no Estoril: “Eu sou um tipo que sonha com tudo, talvez demasiado naif por acreditar que isto vai mudar”, diz agora, 22 anos depois daquele Benfica-Espinho, em abril de 97.
marcos borga
Jorge Silvério, mestre em Psicologia do Desporto, aplaude esta decisão. “Já se verifica noutras modalidades”, começa por explicar ao Expresso. “Muitas vezes as federações e associações tomam esta iniciativa de retirar o factor classificativo nas faixas etárias mais jovens.”
Silvério valoriza que se retire o “peso da pressão de ter de ganhar”, pois, “muitas vezes”, essa pressão resulta em “ansiedade” que os jovens atletas têm dificuldade em lidar. “O que impera nestas idades é o divertimento. Os miúdos conseguem divertir-se a jogar, mas depois alguns pais provocam comportamentos justamente por causa da pressão que transmitem. Alguns jovens atletas com quem trabalho, no futebol e noutras modalidades, até individuais, dizem que preferem que os pais não estejam a assistir. Ficam de tal maneira nervosos ou preocupados com as reações que nem se divertem, nem estão concentrados. É algo que nos deve preocupar.”
Este psicólogo revela ainda inquietação relativamente ao desenho das competições jovens, onde se observam muitos desníveis. Essa realidade dificultará a tarefa dos treinadores, pois poderá ser complicado dizer a um menino de dez anos que, embora tenha vencido por 20-0, deve fazer coisas diferentes ou evoluir. E depois há o outro lado: como vive o desporto um miúdo que é frequentemente goleado e humilhado? “Começa a desmotivar e desanimar. Deve haver uma reflexão, inclusivamente nas reações dos pais, e repensar-se as competições e em quais se introduzem classificações. Devemos ajudar os nossos jovens a não desistirem tão cedo do desporto. Eles já têm tão pouco espaço para lazer e divertimento. Começam cedo com as notas e desempenho escolar, com os comportamentos. Se no desporto não se preocupassem e tivessem mais liberdade, mais criatividade, seria extremamente importante.”
Hugo Leal admite que as mudanças e a mensagem são direcionadas “principalmente” aos pais. “Mas até para nós, diretores, coordenação e treinadores, é mais fácil jogar sem ter essa necessidade do resultado. Se começarmos a habituar as pessoas que, nestas idades, o resultado é secundário e que o principal é o processo, vamos ter melhores atletas. As pessoas não confiam nisto.”

Jan Christensen/Getty Images
O Estoril Praia podia ter, admite Hugo Leal, melhores resultados nos escalões mais jovens. Mas isso chocaria de frente com a prioridade: “Queremos formar o atleta (todos jogam um tempo mínimo). O número de jogadores que saem da formação do Estoril e são profissionais é reduzidíssimo, se calhar 0,5% chega lá. E os outros 99,5%? Temos de trabalhar para eles, criar um cidadão desportivo para o futuro, criar um indivíduo que integre uma sociedade porreira com bons princípios, querendo ganhar na mesma. Ninguém retira aqui o princípio de querer ganhar, faz parte de cada pessoa que pratica desporto. Temos de gerir as expectativas e meios para atingir esse fim”.
Hugo Leal conta ainda que no clube que veste à Brasil há iniciativas para aproximar todos os elementos desta equação. Já aconteceu, por exemplo, os pais terem a oportunidade de treinar uma equipa num torneio, para perceberem as dificuldades e desafios que um jogo oferece, recebendo no fim um feedback. Ou então o evento “Pai Galinha”, que inverte os papéis: os pais em campo e os miúdos lá fora, na bancada, a desempenhar o papel de pais. No fundo, a ideia é amolecer a ambição e tons desmedidos e humanizar cada vez mais os agentes envolvidos neste processo educativo.
“Tens miúdos de 15 anos que não querem jogar futebol! A paixão era o futebol e estão saturados”, lamenta o diretor da formação estorilista. “Como é que justificas que a grande paixão seja uma situação que o satura, aborrece e frustra? Com 15 anos deveria estar apaixonado e ter gozo. Somos nós os culpados, treinadores, diretores e pais, com as exigências que colocamos. O que está a ser criado vai contrariar o que é a diversão dos miúdos. Vai prejudicar a formação desse miúdo.” E fecha o assunto admitindo que esta postura pode custar jogadores fantásticos que não encaixam naquele puzzle: “O Victor Neves, o outro diretor responsável pela formação, que leva muitos anos de clube, tem a mesma opinião que eu: um atleta educado é melhor do que um excelente jogador”.