Mais uma novela Mbappé-PSG: avançado diz que não vai renovar, que não há conversações com o clube, mas que vai continuar na próxima época
FRANCK FIFE/Getty
Kylian Mbappé não quer renovar, mas também não quer sair do PSG na próxima temporada, onde se diz “feliz”. E com tudo isto, poderá vir aí mais um enredo entre o jogador e o clube, depois de há um ano ter assinado novo contrato quando tudo indicava que seria reforço para o Real Madrid
Aí vamos nós de novo. Um ano depois de um interminável enredo, que dava Kylian Mbappé como certo em Madrid, onde até já se organizava a festa de apresentação do francês do Santiago Bernabéu, para tudo terminar com o avançado a renovar com o PSG por uma batelada de dinheiro, mais supostos privilégios e liberdades que passariam até pelo projeto desportivo do clube parisiense, eis que chega nova novela para animar o verão de defeso.
Em menos de um dia, Kylian Mbappé anunciou que não iria renovar com o Paris Saint-Germain, para depois reforçar que entre ele o clube não houve qualquer conversa nesse sentido nos últimos meses, terminando com a garantia de que será, no próximo ano, jogador do clube. Quanto à gestão desportiva, não está aqui exatamente um grande quadro para os campeões gauleses, que já perderam Lionel Messi no final da temporada e não têm também garantias da continuidade de Neymar.
Mas vamos por partes. Na segunda-feira, o jornal “L’Equipe” anunciou que Kylian Mbappé havia enviado uma carta ao PSG dando conta das intenções de não renovar o contrato que termina em junho de 2024. Há um ano, quando renovou com o clube de Paris, ao fim de longos e longos meses de especulação, Mbappé assinou um vínculo de dois anos, com mais um de opção a ser acionada pelo jogador. O que quer dizer que a partir de janeiro do próximo ano, o internacional gaulês, de 24 anos, pode assinar com qualquer clube sem custos.
A notícia do “L’Equipe” provocou, entretanto, uma reação do jogador, que nesta terça-feira, num comunicado enviado para a AFP. Nessas declarações, Mbappé sublinha que nunca discutiu com o PSG a renovação de contrato e que a “direção do clube, há um ano, foi informada a 15 de julho de 2022” a sua “decisão de não renovar”. O único propósito da carta enviada agora pelo avançado era “confirmar o que já se havia dito oralmente anteriormente”.
Mbappé, Neymar e Messi, uma imagem que será agora apenas passado
Aurelien Meunier - PSG
Isto quer dizer que, pouco mais de um mês de ter renovado com o PSG, em maio, Mbappé decidiu que a opção que tinha para juntar mais um ano ao contrato não era para ativar.
Tentar vender o jovem atacante este verão parece ser assim a opção mais lógica para o PSG, evitando assim nova novela. Mas a lógica nem sempre parece estar de mãos dadas com este presumível caso, mais um entre jogador e clube, que pagou cerca de 180 milhões de euros ao Mónaco para o contratar, em 2018, depois de um ano de empréstimo aos parisienses.
Isto porque Kylian Mbappé garantiu, minutos depois de lançar o comunicado reproduzido pela AFP, que vai continuar no PSG na próxima época. Numa resposta a um tweet do jornal “Le Parisien” que garantia que o futebolista de Bondy queria juntar-se ao Real Madrid já este verão. Apelidando a notícia de “mentira”, Mbappé sublinhou que está “muito feliz no PSG” e que é ali que o veremos a jogar em 2023/24.
Da parte do Real Madrid, Florentino Pérez, presidente dos espanhóis, que há um ano ficaram de mãos a abanar com a repentina mudança de planos de Mbappé, surgiu nos últimos dias num vídeo a ser questionado por um adepto se o clube iria contratar o francês. Pérez diz que sim, “mas não este ano”.