Perfil

Futebol internacional

Foi à primeira: Erling Haaland torna-se no melhor marcador numa só época na Premier League

Na sua temporada de estreia na liga inglesa, o norueguês chegou aos 35 golos, após marcar na vitória do Man. City frente ao West Ham

Lusa

Alex Dodd - CameraSport/Getty

Partilhar

O futebolista Erling Haaland, do Manchester City, tornou-se o melhor marcador numa só época na Premier League, desde a criação da prova em 1992, com o 35.º tento, na vitória sobre o West Ham (3-0).

O ponta de lança internacional norueguês, de 22 anos, tinha igualado o registo dos ingleses Alan Shearer e Andy Cole no domingo, com o 34.º golo na edição 2022/23, tendo agora imposto um novo recorde, ao marcar o segundo tento dos 'citizens’, aos 70 minutos, no jogo em atraso da 28.ª ronda.

Cole e Shearer marcaram 34 golos ao serviço do Newcastle, na temporada 1993/94, e Blackburn Rovers, em 1994/95, respetivamente, numa altura em que a prova tinha 42 jornadas, e não as atuais 38.

O recorde absoluto de golos marcados numa temporada no campeonato inglês pertence a Dixie Dean, autor de 60, em 1927/28, com a camisola do Everton.

O golo marcado hoje frente aos 'hammers' foi o 51.º de Haaland na presente temporada contabilizando todas as competições.

O City recuperou a liderança da Premier League, somando agora 79 pontos, mais um do que o Arsenal, segundo colocado, sendo que o conjunto comandado por Pep Guardiola, em que alinham os portugueses Rúben Dias e Bernardo Silva, tem menos uma partida do que os 'gunners'.

  • Haaland, um tigre à solta na Europa
    Liga dos Campeões

    Esteve 63 minutos em campo e marcou cinco golos ao Leipzig em mais uma jornada mágica na Liga dos Campeões, um torneio em que se estreou com um hat-trick em 45’, em setembro de 2019 (são já 33 golos em apenas 25 jogos). A noite de Erling Haaland, um norueguês nascido em Leeds, foi assombrosa e engordou a lista de recordes que detém neste torneio. “Eu disse ao Pep, quando saí, que teria gostado de fazer um duplo hat-trick, mas o que podes fazer?”

  • Erling Haaland: o jogador que veio do futuro
    Crónica

    Bruno Vieira Amaral escreve sobre o avançado norueguês do Manchester City, um jogador que quando apareceu trazia com ele todos os vestígios dos futuros habitualmente germinados pela ficção científica: a criatura nórdica, já de si não totalmente humana, de aparência fria, arcaboiço de viking e ciborgue, robustez titânica, precisão letal

  • Haaland, um erro no sistema
    Opinião

    Era uma das dúvidas para a nova temporada: iria Haaland resultar no Manchester City de Guardiola? Iria desvirtuar o jogo habitual da equipa ou finalmente dotar os campeões ingleses de um finalizador de topo? Com a temporada em andamento, o analista e comentador Tomás da Cunha explica-nos que algures no meio dessas duas teorias está a realidade