Na sequência das novas políticas de migração do governo britânico, Gary Lineker, antigo internacional inglês e desde 1999 apresentador do “Match of the Day”, histórico programa de futebol na “BBC”, recorreu às redes sociais para criticar as propostas do executivo de Rishi Sunak. O ex-avançado de Everton, Leicester, Barcelona ou Tottenham classificou as intenções do governo como sendo “para lá de horríveis”, “atacando diretamente os mais vulneráveis”, e comparou a linguagem utilizada na legislação “à Alemanha dos anos 30”.
O novo quadro legal proposto pelo governo implicaria que os refugiados que chegassem em pequenos barcos ao Reino Unido seriam detidos e deportados poucas semanas depois. Rishi Sunak diz que fazer parar a chegada de pequenas embarcações ao país é “uma prioridade”.
Os comentários feitos pelo melhor marcador do Mundial 1986 não agradaram à “BBC”, que pagou ao apresentador €1,53 milhões em 2020/21, o salário mais elevado da estação — com quem Lineker não tem contrato fixo, sendo freelance. A “BBC” considerou “a atividade recente nas redes sociais” de Lineker como “uma quebra dos protocolos da companhia”, devendo o ex-internacional inglês “afastar-se de tomar partido em matérias políticas ou em controvérsias”.
Em comunicado, a “BBC” diz que teve “longas discussões com Gary e com a equipa nos últimos dias”, tendo decidido que o apresentador “irá afastar-se da condução” do “Match of the Day” até “que se chegue a um acordo claro sobre o uso das redes sociais” de Lineker. A “Sky News” noticia que a informação dada pela estação pública é “incorreta”, já que sugere que foi o antigo jogador a abandonar o programa, quando o que terá sucedido foi que a empresa decidiu retirar o apresentador de antena quando este se recusou a pedir desculpa e a admitir que não deveria ter comentado a atividade governativa.
Ian Wright, um dos principais comentadores do “Match of the Day” e lenda do Arsenal, já reagiu ao sucedido no Twitter, anunciando que não irá à próxima edição do programa. Gary Neville, outra das mais influentes vozes da análise futebolística em Inglaterra, mas na “Sky Sports”, escreveu que isto sucede “quando enfrentas os Conservadores e o sistema”. “Pessoas horríveis que precisamos que se vão embora”, acrescentou o antigo lateral do Manchester United.
Gary Lineker é há muito um crítico das políticas do Partido Conservador, bem como do Brexit. O antigo jogador é uma voz particularmente ativa na defesa dos refugiados, tendo já acolhido requerentes de asilo na sua própria casa.