Valores inflacionados são algo com que todas as pessoas têm que lidar hoje em dia, mas no futebol parece ser a regra desde há muito tempo. O observatório do futebol CIES avaliou as operações de transferências realizadas pelos atuais clubes das cinco maiores ligas - Inglaterra, França, Espanha, Itália e Alemanha - desde julho de 2012. Através da comparação entre os valores dos jogadores antes da transferência e o preço efetivamente pago, foi possível fazer a lista dos clubes com a inflação mais elevada.
Neste campeonato, o Manchester United foi campeão.
O clube inglês foi o que mais fez para inflacionar as taxas de transferência dos jogadores na última década. Segundo o CIES, o investimento total do United para as 33 transferências avaliadas no estudo foi superior em 238 milhões de euros ao valor estimado dos jogadores em causa: 1,59 contra 1,36 mil milhões de euros (+18%).
Já foram várias as vezes em que o clube de Manchester foi criticado pelos valores que pagou por determinados jogadores, como é o caso dos 87 milhões de euros por Harry Maguire ou os €55 milhões por Aaron Wan-Bissaka, em 2019. O segundo jogou apenas quatro minutos ao serviço da equipa comandada por Erik ten Hag esta época, enquanto Maguire, capitão do United, perdeu o seu lugar de titular na equipa com o novo treinador.
O mercado de transferência deste verão é, aliás, um outro exemplo destes valores elevados. A despesa de 258 milhões de euros do United em seis novas contratações foi a maior de sempre. Depois de verem a proposta inicial de 60 milhões de euros por Antony recusada pelo Ajax, o valor final chegou aos 100 milhões de euros. Isto um mês depois de pagarem 65 milhões de euros para assinar com Lisandro Martinez, quase 22 milhões de euros a mais do que a proposta de abertura.
A Juventus e o Paris Saint-Germain foram citados no estudo como os dois culpados seguintes pelo pagamento excessivo em passes de jogadores, estimando-se que o clube italiano tenha pago 234 milhões de euros acima do valor dos jogadores na última década e os campeões franceses 162 milhões de euros a mais.
Na liga espanhola, foi o Real Madrid quem ficou com o primeiro lugar, investindo mais 148 milhões de euros do que o estimado inicialmente. Olhando para a tabela geral, surge na quinta posição.
Por fim, a Bundesliga, que só começa a aparecer do 10.º lugar para baixo. Com um valor de mais 77 milhões de euros, o Borussia Dortmund é o primeiro clube alemão da lista.
O estudo realça ainda que o Wolverhampton, Tottenham e Brighton foram os únicos três clubes da Premier League que conseguiram investir menos dinheiro do que o esperado para concluir os acordos de transferência. O CIES considera que esta informação é a confirmação do papel chave que a Premier League tem desempenhado no "aumento da inflação no mercado de transferências".