Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

O que é feito de Javier Saviola? Antigo avançado do Benfica vai treinar numa das melhores academias do mundo

Argentino regressa ao Barcelona, clube no qual ingressou aos 19 anos, agora para ser treinador adjunto da equipa de juvenis A

Expresso

VCG/Getty

Partilhar

Javier Saviola, antigo internacional argentino que representou o Benfica entre 2009 e 2012, está de regresso ao Barcelona, o seu primeiro clube na Europa. No Barça, o ex-avançado vai ser treinador adjunto da equipa de juvenis A.

Esta é a terceira passagem de Saviola pelo clube catalão, sendo que, nas duas primeiras, o objetivo era ainda jogar e marcar golos. O argentino irá auxiliar Óscar López na orientação dos jovens da formação, e já começou a trabalhar, acompanhando o plantel juvenil na pré-temporada, em Vall d’En Bas, conta o jornal “Marca”.

Será um novo desafio para um ex-atleta de grande relevância no futebol europeu e mundial, hoje com 40 anos. Saviola parece estar satisfeito com a nova etapa na sua vida. “É um prazer estar aqui. Estou muito contente, com muita vontade. (…) Vou tentar dar-lhes [aos juvenis] tudo o que fui como jogador e [fazer com] que eles se sintam confortáveis”, declarou o argentino aos órgãos oficiais do clube.

Em 2001, com apenas 19 anos, Javier Saviola chegou à Europa e instalou-se em Camp Nou, proveniente do River Plate. Saiu em 2004, para o Mónaco, mas regressou em 2006. No total, o atacante marcou 72 golos em 172 jogos com a camisola blaugrana. Em 2009, curiosamente, o Benfica foi buscá-lo aos grandes rivais, o Real Madrid. Os encarnados foram a segunda equipa em que Saviola mais vezes jogou, a seguir ao Barcelona. De águia ao peito, o antigo internacional argentino fez 121 jogos e marcou 39 golos.