Alô, Flamengo? Presidente da federação polaca anuncia rescisão do contrato de Paulo Sousa
De acordo com Cezary Kulesza, o presidente da federação, Paulo Sousa vai pagar uma "indemnização de acordo com as expectativas" daquela entidade. Treinador português tem caminho aberto para assinar pelo Flamengo
29.12.2021 às 19h42

Quality Sport Images
Partilhar
O presidente da federação polaca de futebol anunciou esta tarde a rescisão do contrato com Paulo Sousa, que tem agora caminho aberto para assinar finalmente pelo Flamengo.
Num tweet, Cezary Kulesza escreveu o seguinte: “O Conselho de Administração da federação polaca de futebol (PZPN) decidiu por unanimidade rescindir o contrato com Paulo Sousa. Como parte do acordo, o ex-selecionador pagará a indemnização à PZPN de acordo com as expectativas da federação”.
Este anúncio surge três dias depois do pedido do português. No domingo, também no Twitter, Kulesza demonstrou a sua indignação: "Fui informado pelo Paulo Sousa de que queria rescindir o contrato por causa da oferta de um clube. Trata-se de um comportamento extremamente irresponsável, inconsistente com as declarações anteriores do treinador. Portanto, recusei firmemente".
Na ressaca desta história também Zbigniew Boniek, antiga lenda do futebol polaco e ex-presidente da federação polaca, também demonstrou o seu desagrado. "Sinto-me estranho com esta situação. Fiz dele selecionador nacional. (…) A tarefa dele era apurar-nos para o play-off, algo que conseguiu. (…) Tenho de dizer que estou incrivelmente enojado”, admitiu o ex-futebolista da Juventus, tal como Paulo Sousa.
Do Jamor para o Maracanã
O treinador português começou a carreira nos sub-16 de Portugal. Depois, mudou-se para o Reino Unido, onde treinou o Queens Park Rangers, Swansea City e Leicester City. No Videoton, da Hungria, começou a disputar títulos, algo que aconteceu definitivamente no Maccabi Tel Aviv, do Israel, e Basileia, da Suíça.
Em 2015, o ex-médio que atuou na Juventus mudou-se para um histórico rival, a Fiorentina, onde apresentou futebol de alto gabarito e terminou nas 5ª e 8ª posições. A caminhada internacional prosseguiu depois na China e França, ao serviço do Tianjin Quanjian e Bordéus.
A herança que recebe do Flamengo, que era treinado por Renato Gaúcho, é interessante: o mengão foi vice-campeão do Brasileirão e finalista vencido da final da Copa Libertadores, conquistada pelo segundo ano consecutivo pelo Palmeiras de Abel Ferreira.
Relacionados
- Revista de Imprensa
Imprensa brasileira analisa Paulo Sousa, o seu estilo ofensivo e as despedidas polémicas
Depois de anunciado o interesse do Flamengo em Paulo Sousa, choveram críticas à atitude do treinador português que ainda é selecionador da Polónia. No Brasil, analisa-se com cautela as possibilidades do técnico e fazem-se comparações inevitáveis com Jorge Jesus e Abel Ferreira
- Revista de Imprensa
“Não há nada de bom que se possa dizer sobre a sua passagem pela seleção”. Paulo Sousa quer sair para o Flamengo e há “choque” na Polónia
O pedido de Paulo Sousa para deixar o comando técnico da seleção polaca não foi bem recebido por jogadores e responsáveis pelo futebol daquele país. A estrela da Polónia, Robert Lewandowski, e o antigo presidente da federação polaca, responsável pela contratação do português, mostraram-se chocados e desiludidos
- Futebol internacional
Federação polaca recusa pedido de Paulo Sousa para rescindir contrato: “É um comportamento extremamente irresponsável”
“Hoje fui informado pelo Paulo Sousa que queria rescindir o contrato com a federação polaca por causa de uma oferta de um clube. Este é um comportamento extremamente irresponsável, inconsistente com as declarações anteriores do treinador. Portanto, recusei firmemente”, pode ler-se na conta do presidente da federação, Cezary Kulesza, no Twitter
- Futebol internacional
Flamengo quer Paulo Sousa e Paulo Sousa quer o Flamengo: falta acordo com a federação polaca
A comitiva carioca em Lisboa terá finalmente concluído o propósito da viagem. Depois do desencontro com Jorge Jesus, o clube do Rio de Janeiro optou por Paulo Sousa, o selecionador da Polónia. Presidente da federação polaca, numa reação no Twitter, falou em "comportamento extremamente irresponsável"