UEFA atribui uma derrota por 3-0 ao Tottenham no jogo que os ingleses não puderam disputar contra o Rennes devido a um surto de covid-19
Na sexta jornada da Liga Conferência Europa, os spurs não entraram em campo por não terem o número necessário de jogadores disponíveis para montar um onze. Tendo em conta a impossibilidade a nível de calendário de realizar o duelo contra o Rennes até final do mês de dezembro, a UEFA decretou uma derrota da equipa inglesa que fica, assim, eliminada da prova
20.12.2021 às 11h23

Tottenham Hotspur FC/Getty
Partilhar
No passado dia 9 de dezembro, o Tottenham deveria ter recebido o Rennes, em partida a contar para a sexta jornada do grupo G da Liga Conferência Europa. No entanto, devido a um surto de covid-19 no plantel dos ingleses, o jogo não se realizou.
Após alguma especulação, a UEFA determinou, agora, que o resultado dessa partida seja uma derrota do Tottenham por 3-0, devido à impossibilidade de disputar o encontro até final de dezembro, data limite para a conclusão das diferentes fases de grupos das competições europeias. Assim, o Rennes vence o grupo G, com o Vitesse em segundo lugar e o Tottenham, eliminado da prova, a concluir a competição na terceira posição.
No sorteio da próxima fase da prova, na semana passada, a indefinição sobre o desfecho do grupo ficou visível quando, na bola que saiu, se lia "Vitesse ou Tottenham".
No sorteio da Liga Conferência Europa, a bola sorteada mostrava as dúvidas sobre o desfecho do grupo G
Richard Juilliart - UEFA/Getty
O Tottenham, que na data marcada para o jogo contra o Rennes não tinha jogadores disponíveis para apresentar um onze, tentou convencer a Premier League a adiar a partida marcada para quinta-feira, 17, contra o Leicester, para realizar nessa data o embate contra o Rennes. No entanto, a liga não aceitou o pedido dos spurs, ainda que essa partida acabasse, depois, por ser mesmo adiada, mas devido a um surto de covid-19 no Leicester.
Antonio Conte, técnico do Tottenham, havia expressado o desejo de "disputar o último jogo do grupo", pedindo que a "UEFA e a Premier League arranjassem uma solução" e defendendo não ser "justo" que o "Tottenham pagasse" por ter tido um surto de covid. No entanto, este veredicto determina que os londrinos não jogarão mais competições europeias em 2021/22.
Relacionados
- Futebol internacional
O apelo de Klopp à vacinação, uma questão de “solidariedade e lealdade”: “Oiçam os especialistas. Ignorem as mentiras e a desinformação”
Numa altura em que diversos surtos de covid-19 têm levado ao adiamento de partidas da Premier League, o treinador do Liverpool, que na quinta-feira viu três dos seus jogadores testarem positivo antes do triunfo (3-1) dos reds perante o Newcastle, realçou o papel da vacinação: "Pessoas mais inteligentes do que eu alguma vez serei vieram ao resgate da sociedade criando isto para o mundo. Neste país e em toda a Europa, somos abençoados por termos este acesso incrível às vacinas"
- Futebol internacional
Covid-19 ataca Premier League: Leicester-Tottenham é o quarto jogo adiado numa semana. 'Boxing day' pode estar em risco
Com surtos ativos em várias equipas, nos últimos dias diversos encontros não se puderam realizar. Thomas Frank, treinador do Brentford, defende que "toda a jornada" do fim de semana deveria ser adiada, para assim "assegurar que o boxing day" não será adiado