Há acordo em Espanha para os clubes regressarem aos treinos
A liga e a federação espanhola chegaram a um consenso para, aos poucos, os clubes voltarem a treinar, embora em "cenário condicionado à evolução da pandemia da covid-19"
20.04.2020 às 14h31

Barcroft Media/Getty
Partilhar
A Liga e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) chegaram a acordo para um regresso aos treinos no futebol profissional, informou esta segunda-feira, em comunicado, o Conselho Superior do Desporto (CSD), organismo sob a tutela do governo.
“O Conselho Superior do Desporto, La Liga e a Real Federação Espanhola de futebol chegaram a um acordo para o regresso aos treinos no futebol profissional (…), um cenário condicionado à evolução da pandemia da covid-19 e às decisões adotadas pelo Ministério da Saúde”, refere o organismo.
De acordo com a imprensa espanhola, a Liga já desenhou um protocolo para o regresso, que compreenderá, entre outras medidas de segurança, testes de diagnóstico à covid-19 e treino individual a anteceder sessões de grupo.
Liga e federação estão de acordo na vontade de concluir a época de 2019/20, com o principal campeonato, liderado pelo FC Barcelona, parado desde a 27.ª jornada, no fim de semana de 7 e 8 de março.
A Espanha é o terceiro país do mundo mais afetado pela pandemia, depois dos Estados Unidos e da Itália, com um total de 20.852 mortos e mais de 200 mil casos confirmados de infeção.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 164 mil mortos e infetou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 525 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Relacionados
- Coronavírus
Federação Italiana quer retomar treinos a 4 de maio e voltar a jogar no final do mês
O presidente da Federação Italiana de Futebol diz que já há um plano pensado para retomar a Serie A e que "serão necessárias três semanas para estarem completamente seguros"
- Coronavírus
Casillas e a covid-19 em Portugal: "Aprenderam a lição rápido. Agiram antes, o que serviu para parar o golpe deste tsunami"
Em declarações à rádio espanhol Onda Cero, o guarda-redes do FC Porto elogiou a resposta do governo português ao surto da covid-19 e diz que, como doente de risco que é, tem tomado todas as precauções