UEFA adia todos os jogos de seleções por período indefinido. Primeiro estão os campeonatos nacionais
Esta quarta-feira era dia para a UEFA reunir com as 55 associações de futebol e de lá saiu a decisão de adiar todos encontros de seleções que estavam previstos até ao final da época. As provas europeias de clubes continuam suspensas, porém, a entidade continuará a querer terminar a Liga dos Campeões e a Liga Europa ainda esta temporada. Para já, apenas suspendeu as licenças de participação para a edição da 2020/21 dessas competições
01.04.2020 às 15h54

FABRICE COFFRINI/Getty
Partilhar
Tudo quanto era jogo entre seleções nacionais previstos para junho foi adiado "por tempo indefinido", anunciou a UEFA, esta quarta-feira, após reunir, mais uma vez, com as 55 associações de futebol a compõem e, também, com os membros dos grupos de trabalho criados (a 17 de março) para averiguarem as melhores formas de terminar as competições nacionais e europeias.
A principal decisão saída da reunião é adiar os encontros do play-off de acesso ao Euro 2020 - entretanto, já adiado para 2021 - e de qualificação para o Europeu de futebol feminino de 2021. Os jogos estavam agendados para junho.
A medida afeta, também, provas de seleções jovens. O Europeu de sub-17 masculino e o de sub-19 feminino, previstos para maio e julho, foram mesmo cancelados. O Euro de sub-19 masculino (julho), que se deveria jogar em maio, por enquanto apenas foi adiado, pois serve de qualificação para o Mundial da categoria organizado pela FIFA, que ainda não se pronunciou sobre as competições que organiza. O mesmo aconteceu com o Europeu de sub-17 feminino (maio).
E as provas de clubes?
A UEFA não deu quaisquer novidades relativas à Liga dos Campeões e Liga Europa. "Todos os outros jogos das competições da UEFA permanecem suspenso por tempo indefinido", lê-se, apenas, no comunicado. Mas a prioridade continuará a ser terminar as provas nacionais e europeias ainda esta época.
Essa intenção foi dada como certa pelo jornal "Marca", que cita dirigentes espanhóis, sem os identificar, para noticiar que "a prioridade absoluta é acabar as ligas de cada país". Para que tal seja possível, os campeonatos deveriam ser retomados antes de julho, margem que se tornou possível pela boa-vontade da UEFA em adiar os jogos de seleções previstos para junho.
O adiamento desses encontros - a "Gazzetta dello Sport" escreve que o plano é reagendá-los para setembro - é tido como o sinal de que a entidade que manda no futebol europeu estará a dar prioridade clara a terminar os campeonatos e, só depois, e se possível, concluir a Liga dos Campeões e a Liga Europa.
Relacionados
- Coronavírus
UEFA prepara regresso após pandemia: “Temos um plano A, B ou C. A temporada pode recomeçar em meados de maio, em junho ou fim de junho”
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, revelou que até "existe até uma proposta para terminar a época no início da próxima, que começaria mais tarde"
- Revista de Imprensa
Liga portuguesa vai continuar parada (e à espera de indicações da UEFA e da FIFA)
A Comissão Permanente de Calendários voltou a reunir-se e anunciou que continua alinhada pelas instâncias internacionais
- Coronavírus
UEFA adia indefinidamente finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa
É oficial: a UEFA adiou indefinidamente as finais da Liga dos Campeões (masculino e feminina) e a final da Liga Europa (masculina)
- Coronavírus
E a Liga dos Campeões? E a Liga Europa? UEFA compromete-se a acabá-las esta época, mas só "se a situação melhorar"
É uma garantia que, no fundo, não o é. Depois de reunir, esta terça-feira, com as 55 associações nacionais, a UEFA fez depender o "completar todas as competições domésticas e provas europeias de clubes" na eventual "melhoria de situação" da pandemia. No mesmo comunicado em que confirmou o adiamento do Europeu, a entidade deixou dúvidas quanto à Liga dos Campeões e à Liga Europa