8-0: a Inglaterra deu uma goleada das antigas à Noruega no Europeu feminino
Ao intervalo, já havia um 6-0 no marcador. A seleção inglesa, anfitriã do Campeonato da Europa, garantiu a passagem aos quartos de final do torneio ao vencer, por oito golos sem resposta, a Noruega (que está apenas um lugar abaixo no ranking da FIFA) no segundo jogo da fase de grupos
12.07.2022 às 11h02

Lynne Cameron - The FA
Partilhar
A Inglaterra apurou-se, na segunda-feira, para os quartos de final do Euro2022 de futebol feminino, ao impor uma goleada recorde (8-0) à Noruega, que decidirá com a Áustria quem acompanha as anfitriãs na próxima fase da competição.
Num desafio entre duas seleções com aspirações a discutir o título, referente à segunda jornada do grupo A, as britânicas, sextas colocadas entre as europeias no ranking FIFA, atropelaram as nórdicas, sétimas na mesma hierarquia, com um rolo compressor que, ao intervalo, já valia liderança por expressivos 6-0.
No outro desafio, a Áustria, que na estreia tinha perdido 1-0 com a Inglaterra, impôs-se com naturalidade e por 2-0 à Irlanda do Norte, que tinha começado a competição com desaire por 4-1 com a Noruega.
Cumpridas duas rondas, a Inglaterra assegurou a passagem às próxima fase e lidera o grupo com o pleno de seis pontos, Áustria e Noruega seguem-se com três, enquanto a Irlanda do Norte continua sem pontuar e já não tem qualquer possibilidade de seguir em frente.
Em Brighton, Georgia Stanway iniciou a maior goleada da história dos europeus femininos, com um golo aos 12 minutos, de penálti, seguindo-se tentos de Lauren Hemp, aos 15, de Ellen White, aos 29 e 41, de Beth Mead, com um ‘hat-trick’ construído aos 34, 38 e 81, e de Alessia Russo, aos 70.
Horas antes, em Southampton, a Áustria confirmou o seu favoritismo ante a Irlanda do Norte, com Katharina Schiechtl, aos 19 minutos, e Katharina Naschenweng, aos 88, a consumarem o triunfo.
Terça-feira, destaque para o embate entre a Alemanha e a Espanha, que lideram o grupo B, ambas com três pontos, enquanto Dinamarca e Finlândia, goleadas na estreia, tentam amealhar os primeiros pontos na mesma 'poule'.
Portugal, que se estreou com empate 2-2 ante a Suíça, no grupo C, defronta na quarta-feira os Países Baixos, que defendem o título europeu.
Relacionados
- Futebol feminino
Nils Nielsen: “É mau que as jogadoras tenham de sair do seu país muito jovens para melhorarem. Os clubes devem assumir responsabilidades”
Em conversa com a Tribuna Expresso na zona mista de Leigh depois do Portugal-Suíça, o técnico das suíças, vice-campeão europeu em título, ligou o crescimento da seleção nacional ao "desenvolvimento" da liga interna, algo "fundamental" para a consolidação do futebol feminino
- Seleções
Jéssica Silva e o “golo à ponta-de-lança” que “soube particularmente bem” depois do “susto” das lesões
Depois do primeiro treino de Portugal na sequência do empate contra a Suíça, a autora do 2-2 sublinhou que a seleção teve uma "reação incrível" contra as helvéticas. Tatiana Pinto garante que "o que não correu tão bem serve de aprendizagem" e prometeu que a equipa vai "acreditar até ao fim"