Reforço do Benfica B rendeu 4,6 milhões a clube onde nunca jogou
Investigação. Equipa cipriota do Apollon Limassol, onde alinham quatro portugueses, transacionou jogadores que nunca vestiram a sua camisola, segundo documentos do “Football Leaks”. Entre eles estão os sérvios Luka Jovic e Andrija Zivkovic, ambos contratados pelo Benfica
15.12.2016 às 18h00
PROMESSA. Lukas Jovic tem 18 anos. Chegou à Luz no início deste ano
Partilhar
Há futebolistas internacionais a ser adquiridos e emprestados pelo clube cipriota Apollon Limassol sem sequer passarem pela ilha de Chipre, segundo avança o portal “The Black Sea”, no âmbito da investigação “Football Leaks”, desenvolvida pela rede EIC – European Investigative Collaborations, a partir de dados obtidos pela revista “Der Spiegel”.
O Apollon acolhe atualmente vários portugueses, como o guarda-redes Bruno Vale, os defesas Nuno Lopes e Tiago Gomes e o médio João Pedro Cunha.
O clube cipriota tem vindo a adquirir uma série de jogadores naquilo que poderá configurar um investimento sem fins desportivos. Desde maio de 2015 que a FIFA baniu a prática dos TPO (“third party ownership”, em que terceiros, que não o jogador nem o clube, detêm uma parte dos direitos económicos do atleta). O modelo dos TPO, que visava facilitar a aquisição de futebolistas pelos clubes (já que diminuía o investimento a seu cargo, que era parcialmente suportado por terceiros), é visto pela FIFA como uma possível influência dos fundos no futuro dos jogadores, que mina a capacidade dos clubes de decidir se transferem ou mantêm os atletas nos seus quadros.
No caso do Apollon Limassol, aparentemente foi o próprio clube que assumiu, perante outros clubes, o papel de investidor externo. É o que decorre dos documentos a que a investigação “Football Leaks” teve acesso.
Há pelo menos sete futebolistas da Sérvia e da Roménia que assinaram pelo Apollon Limassol e que nunca jogaram pela equipa: Mijat Gacinovic, Nikola Maksimovic, Nikola Aksentijevic, Marko Pavlovski, Cristian Manea, Luka Jovic e Andrija Zivkovic. Os dois últimos estão atualmente ao serviço do Benfica. Jovic foi contratado pelos encarnados no início deste ano e tem jogado pela equipa B. Zivkovic chegou no verão. Já lá vamos.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)
Relacionados
- Football Leaks
D'Onofrio: o agente que é agente mesmo que a FIFA o proíba de ser agente
O agente italiano que está impedido desde 2008 de intermediar transferências continua a fazê-lo - inclusive em negócios com o FC Porto
- Football Leaks
O grande voo do agente de Oblak: como o senhor Mlakar ganhou mais na transferência do Benfica para o Atlético
Documentos do Football Leaks analisados pelo “El Mundo” e a “Newsweek Serbia” revelam como Miha Mlakar usou a imprensa para fazer subir o preço do jogador esloveno na transferência do Benfica para o Atlético de Madrid em 2014 – e como isso lhe serviu para assegurar que vai receber 12,5% do dinheiro quando Oblak assinar com outro clube no futuro
- Football Leaks
Comissões irregulares de Alexandre Pinto da Costa no FCP
Agente fez negócios com jogadores que violam lei desportiva. FCP não tem responsabilidade legal
- Football Leaks
Livrai-nos do medo: o poder do futebol sobre a sociedade (e o nosso sobre ele)
É um poder que faz gritar golos e silenciar negócios. Que nos põe jogadores à frente sem mostrar os agentes por trás. Que nos move, comove, apaixona pelas maravilhas em campo mas oculta segredos fora dele. Que enche horas de televisão com os mesmos comentadores que discutem uma jogada em falta e ficam em silêncio sobre impostos em falta. Estarão eles capturados? Porquê? E por quê? Pelo medo? Medo de Jorge Mendes? Medo de si mesmos?