Perfil

Expresso

Osaka deixou o court em lágrimas depois de ser insultada. Nadal solidariza-se, mas avisa: “No mundo real, estas coisas acontecem”

Osaka, a tenista que pôs a saúde mental no mapa do ténis mundial, foi eliminada de Indian Wells em dois sets pela russa Veronika Kudermetova e deixou o campo em lágrimas. Antes, vindo das bancadas, ouviu-se um espetador a gritar: “Naomi, não vales nada!”

Expresso

Clive Brunskill/Getty

Partilhar

Vencedora de quatro Grand Slams, Naomi Osaka, uma das desportistas que, nos últimos anos, trouxeram à baila o tema da saúde mental, foi eliminada do torneio de Indian Wells em sets consecutivos. A meio do encontro, teve de lidar com os insultos vindos da bancada. A japonesa deixou o corte em lágrimas, depois de ouvir alguém a gritar: “Naomi, não vales nada!”.

A japonesa revelou, em 2021, que teve "longos períodos" de depressão e até chegou a abdicar de participar no Grand Slam de Wimbledon. Na altura, as suas declarações deram visibilidade à importância da saúde mental no desporto. Entre os colegas de profissão que enviaram o seu apoio à jovem tenista, destacou-se Rafael Nadal. O espanhol disse sentir-se “terrível” com o que aconteceu a Naomi, mas foi avisando que os desportistas têm de aprender a lidar com ambientes hostis.

A "France24" relatou que, questionado acerca de os atletas serem sujeitos a comentários negativos provenientes das bancadas, Nadal deu a sua opinião: “A resposta fácil, para mim, é ‘sinto-me terrível acerca do que aconteceu’”. Mas o vencedor de 21 torneios do Grand Slam fez questão de acrescentar: “No mundo real, estas coisas acontecem. Apesar de ser terrível ouvir essas histórias, temos de nos preparar para isso, não?”.

“Compreendo que a Naomi provavelmente sofreu muitos ataques destes”, referiu Nadal, sublinhando os problemas de saúde mental de Osaka. “A única coisa que eu lhe desejo é que recupere dessa situação. Desejo-lhe tudo de bom”, disse o espanhol, que ainda acrescentou: “Nada é perfeito nesta vida, certo? Temos de estar preparados para as adversidades”.

Nadal, em conferência de imprensa durante o Masters 1000 de Indian Wells, disse também: “Nós temos muita sorte com as nossas vidas, vivemos experiências fantásticas enquanto tenistas, ganhamos dinheiro, temos de estar preparados para estas coisas”.

Também o britânico Andy Murray se pronunciou sobre o caso: “Obviamente, sinto-me mal pela Naomi, vê-se que mexeu muito com ela. Mas é algo que sempre fez parte do desporto. Por isso, tens de estar preparado, de alguma forma, e conseguir tolerá-lo, porque acontece regularmente em todas as modalidades”.