Uma solução caricata: e se os jogadores de futebol jogassem com uma máscara?
A Bundesliga tem o regresso alinhavado para 9 de maio e as autoridades alemãs avançaram com uma sugestão caricata para os jogos: ter os jogadores a utilizar máscara durante os 90 minutos
25.04.2020 às 13h20

Visionhaus
Partilhar
Parece brincadeira, mas é caso sério: o Ministério do Trabalho alemão propôs que, aquando do regresso da Bundesliga, a 9 de maio, os jogadores sejam obrigados a utilizar máscara (uma máscara específica que ainda teria de ser desenvolvida) durante os jogos, por uma questão de precaução.
É certo que esta não passa de uma proposta, ainda sem efeitos vinculativos, mas o documento elaborado pelo departamento de saúde e segurança do Ministério, divulgado pela revista "Der Spiegel", vai ainda mais longe: os jogadores deverão evitar tocar nas máscaras utilizadas e deverão trocá-las de 15 em 15 minutos, devido à transpiração decorrente do esforço físico.
O documento também sugere que sejam proibidos todos os contactos que não decorram do próprio jogo, ou seja, em caso de golo, os colegas não devem festejar com o marcador. Em caso de incumprimento, os jogadores devem ser repreendidos verbalmente pelos árbitros.
Além disto, o Ministério alemão também sugere, por precaução, que seja considerada a quarentena dos intervenientes no jogo até ao final da prova, ou seja, que as equipas fiquem reunidas, em estágio, sem contacto com o exterior, até que termine a Bundesliga.
Relacionados
- Coronavírus
Liga alemã volta a 9 de maio (com 126 pessoas em cada estádio)
Ministro da Saúde alemão já deu luz verde para que jogos se realizem à porta fechada e a Bundesliga vai mesmo ser retomada no início de maio