Covid-19. A Premier League fica parada mais 27 dias do que o previsto, “pelo menos até 30 de abril”
Os responsáveis pelo mais mediático dos campeonatos de futebol decidiram estender a suspensão que, inicialmente, terminava a 3 de abril
19.03.2020 às 15h45

Ashley Donelon
Partilhar
Os responsáveis pelo futebol inglês decidiram prorrogar a suspensão das competições, pelo menos, até 30 de abril, devido à pandemia da Covid-19, mas têm a intenção de conseguir terminar a temporada 2019/20, anunciou hoje a federação inglesa.
“Decidimos que os jogos profissionais em Inglaterra vão ser adiados, pelo menos, até 30 de abril”, refere o organismo federativo, em comunicado, depois de uma reunião por videoconferência em que participaram também a Liga inglesa e representantes dos campeonatos masculino e feminino.
Os responsáveis ingleses já tinham suspendido a temporada até 03 de abril, mas agora prorrogaram essa suspensão, de modo a promover o “distanciamento social” defendido pelo governo britânico, com o objetivo de tentar travar a propagação do novo coronavírus.
No documento, a Federação Inglesa de Futebol (FA) voltou a saudar o adiamento do Euro2020 para o verão de 2021, de modo a dar tempo para que os campeonatos nacionais possam terminar assim que seja possível “fazê-lo com segurança".
"A evolução da Covid-19 permanece incerta e queremos garantir a todos que a saúde e o bem-estar dos jogadores, funcionários e adeptos são a nossa prioridade", acrescentou.
As regras da FA determinam que "a temporada não deve terminar depois de 01 de junho", mas esse limite fica agora “indefinido” para a corrente temporada.
O novo coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
Depois da China, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Em Portugal, que se encontra em estado de emergência desde as 00:00 de hoje, a Direção-Geral da Saúde elevou o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.
Relacionados
- Coronavírus
O ciclópico plano da Premier League: 92 jogos à porta fechada em três estádios neutros
Segundo jornais ingleses, os responsáveis dos clubes da principal liga irão apresentar uma proposta radical à federação local na quinta-feira: jogos à porta fechada em três estádios neutros e com transmissão em direto. A ideia é que o campeonato se conclua até final de junho
- Futebol internacional
Premier League já terminada, com campeão e sem descidas? O "The Telegraph" diz que sim
Jornal britânico avança que as equipas da Premier League já pensam num cenário em que a competição não se volta a jogar, devido ao surto da Covid-19
- Revista de Imprensa
Fabianski diz que há pressão para que joguem até ao fim da época: “A nossa saúde não parece importante”
O guarda-redes do West Ham denunciou os motivos financeiros que (ainda) estarão a pesar neste momento difícil
- Futebol internacional
A Premier League diz que Bruno Fernandes foi o melhor da Premier League
Depois de ter sido escolhido pela Associação de Futebolistas Profissionais, o médio é agora reconhecido pela liga inglesa como o futebolista mais valioso de fevereiro