As eleições para liderar o Benfica têm marcado a atualidade nos últimos meses, com muitas candidaturas apresentadas e uma recente subida de tom nos ataques feitos entre quem luta por presidir ao clube. A data da ida às urnas, 25 de outubro, aproxima-se, e, segundo uma sondagem da Intercampus, João Noronha Lopes é o favorito à vitória.
O estudo de opinião, feito para o canal Now, foi realizado antes do recente Benfica-Santa Clara. Foram ouvidos 1800 benfiquistas e, segundo os resultados publicados, João Noronha Lopes lidera as preferências, com 34,4%. Em segundo surge o atual líder, Rui Costa, com 30,6%, à frente dos 14,2% de João Diogo Manteigas. Luís Filipe Vieira, que assegura que irá a votos, reúne apenas 9%.
Martim Mayer tem 1,3% e Cristóvão Carvalho 1,1%. Há ainda 9,1% de indecisos.
Nem todos os sócios têm a mesma quantidade de votos, com os mais antigos a contarem mais. Os resultados ponderados publicados pela Intercampus também colocam Noronha Lopes como o favorito, com 38,5%. A ordem dos restantes mantém-se: Rui Costa (29,8%), João Diogo Manteigas (12,1%), Luís Filipe Vieira (7,8%), Martim Mayer (1,4%) e Cristóvão Carvalho (1,1%).
João Noronha Lopes foi vice-presidente de Manuel Vilarinho, que liderou o clube entre 2000 e 2003, reaparecendo no universo do Benfica quando, em 2020, se candidatou contra Luís Filipe Vieira. Na altura, teve 34,71%, um resultado bastante expressivo, mas em 2021 não se candidatou, tendo Rui Costa vencido de forma esmagadora (com 84,48% dos votos, face a 12,24% de Francisco Benitez). Noronha Lopes conta com apoios como Vítor Paneira, Nuno Gomes ou Ricardo Araújo Pereira.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt