Perfil

Benfica

Para Roger Schmidt, é “claro” que o Benfica tem um calendário mais difícil que o FC Porto, mas lembra: “Temos tudo nas nossas mãos”

Na conferência de imprensa de antevisão da visita dos líderes da I Liga ao terreno do Gil Vicente (sábado, 20h30, Sport TV1), o alemão reconheceu a dificuldades dos jogos que faltam à sua equipa, sobretudo devido aos duelos contra Sporting e Sporting de Braga. Quanto a Rafa, reconheceu que o português poderia marcar mais golos, mas considerou que “está a fazer uma grande época”

Expresso

HUGO DELGADO/LUSA

Partilhar

Expetativas para o jogo

“É um jogo fora, difícil. O Gil Vicente, mesmo não tendo tido muito êxito nos últimos cinco jogos, é uma equipa boa, sobretudo em casa, onde não perdem há muito tempo. Vendo-os jogar, vês que é uma equipa bem organizada, sai a jogar a partir da defesa. Têm um excelente avançado na frente, têm armas. É uma tarefa difícil, mas tivemos uma boa semana de treinos, os jogadores estão bem. É importante para o Gonçalo Guedes ter uma semana assim, está numa forma melhor. O Bah está de volta, houve bons momentos esta semana”

Jogar antes do FC Porto

“Sinceramente, não tinha reparado nisso até agora. Estamos completamente focados no nosso jogo, não muda nada jogar antes ou depois. Sabemos exatamente o que temos de fazer. Durante toda a época, tentámos estar focados no jogo, nos 90 minutos, é isso que temos de fazer. Jogar antes ou depois não faz diferença”

Acha que o Benfica é o Arsenal da liga portuguesa?

“Acho difícil comparar equipas e ligas. O Arsenal fez, até há poucas semanas, uma grande época, estavam no topo e podem ganhar o título na Premier League. Mas a época são 34 jogos, na Premier League são 38. É decisivo estar sempre num nível de topo. Para ser campeão em Portugal — ou em Inglaterra ou Espanha — precisas de muitos pontos. Tens de mostrar até ao fim que tens a energia necessária. Na Premier League, tudo é possível, mesmo tendo eles perdido um grande jogo esta semana, mas não podes comparar a situações deles com a nossa”

Calendário do Benfica é mais difícil que o do FC Porto?

“Claro. Jogámos contra Sporting e SC Braga. Mas temos tudo nas nossas mãos. Estamos totalmente focados no Gil Vicente, mas ser campeão não é fácil”

Apesar da ausência de Bah, Aursnes foi titular contra o Estoril na direita

“Na minha opinião, o Gilberto estava um pouco cansado, jogou muitos jogos, encontros muito duros, contra o FC Porto, Inter ou Chaves. Foi por isso que mudei para o Aursnes. Acho que ele entendeu, está mais fresco e veremos quantas mais vezes jogará esta época”

Otamendi, Grimaldo e António Silva falharão SC Braga se virem amarelo

“Claro que sei disso. Veremos. O Ristic também está de volta, pelo que temos bons substitutos em todas as posições, o Veríssimo e o Morato também estão a treinar bem. Acredito em todos os jogadores. Temos de aceitar que é parte do futebol, às vezes, substituir jogadores”

Mau momento de Rafa

“O Rafa sabe que, com o potencial que tem, pode marcar mais golos. Mas não é um jogador que esteja tão focado nisso, é um jogador de equipa. Na minha opinião, está a fazer uma grande época, está muitas vezes envolvido em situações ofensivas, é fantástico entre-linhas, muito bom com a aceleração e velocidade que tem. É um jogador de topo e estamos felizes que ele esteja aqui”

Interesse em Kamada

“Não vou falar de novos jogadores. Nos bastidores, claro que temos de pensar na nova época, mas estou focado no aqui e agora”

  • António Silva, o defesa central mais promissor do mundo
    Benfica

    O Observatório do Futebol (CIES) analisou 200 jogadores com menos de 20 anos de 75 campeonatos e indicou o jogador do Benfica como o melhor na sua posição. Os critérios usados foram os minutos jogados no último ano, o “nível desportivo” dos jogos e os resultados da equipa