Joaquim Gomes, antigo ciclista e atual diretor da Volta a Portugal foi atropelado na manhã desta quinta-feira, quando seguia de bicicleta, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. O dirigente foi contra um carro e sofreu ferimentos na cabeça e num dos braços, noticia a “Rádio Renascença”.
Dentro da ambulância, consciente, Gomes garantiu à emissora que estava bem, admitindo que não se lembrava de uma situação tão grave em tantos anos de bicicleta: "Felizmente estou bem, mas posso dizer-lhe que (…), em 18 anos de ciclismo, não me lembro de uma queda tão aparatosa".
O ex-ciclista participou em 18 edições da Volta a Portugal, prova que venceu em duas ocasiões. O acidente coincidiu com o Dia Europeu sem Carros, que pretende promover a mobilidade sem recurso ao automóvel. O antigo profissional da bicicleta ainda brincou com a coincidência: “No melhor pano cai a nódoa”.
Joaquim Gomes referiu que o atropelamento foi provocado por “um senhor” que atravessou a passadeira quando o sinal para os peões estava vermelho. Ao tentar desviar-se, Gomes embateu na viatura. “Não tive hipótese. Bati e galguei por cima do carro”, disse.